Bicicleta Sem Freio
Considerado um dos melhores festivais de arte urbana da europa, o ESTAU continua a impressionar quem vive e visita estarreja pelas obras gravadas na paisagem da cidade.
Texto: Daniela Santos
Fotografia: Rute Ferraz, Miguel Oliveira
Desde que Artur Silva, cujo pseudónimo é Bordalo II, deixou na cidade o seu colorido ‘Guarda-Rios’ feito a partir de lixo, que a rota de arte urbana continua a crescer em Estarreja. Nas suas mãos, o lixo é arte e foi com esta obra que o ESTAU – Arte Urbana Estarreja – surgiu em 2015. Executada no Parque de Antuã durante a ObservaRia´15, feira internacional dedicada ao Turismo de Natureza e à Observação de Aves, assemelha-se a uma ave típica de Aveiro construída com para-choques e caixotes do lixo. Foi com um olhar debruçado sobre ações como esta que a Câmara Municipal de Estarreja, com a curadoria de Lara Seixo Rodrigues, da Mistaker Maker (Plataforma de Intervenção Artística sediada em Lisboa) decidiu apostar na arte urbana, pintando a cidade com novas cores, em áreas urbanas menos cuidadas, de forma a enriquecer culturalmente o município.
A primeira edição decorreu em 2016 e teve como mote a simbólica frase de Egas Moniz, um apaixonado pela arte e cuja terra natal foi Estarreja: “as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”. As ruas de Estarreja transformaram-se num museu aberto construído por inúmeros artistas nacionais e internacionais. O festival provocou um frente a frente, ao ar livre, entre a arte urbana e a cidade, os seus habitantes, o património e a natureza, através de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas e música.
“As grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo” – Egas Moniz
Nesta espécie de “grito de guerra da arte urbana”, em formato festival, dá-se voz a quem vive e visita Estarreja. Ano após ano, desenha-se uma “cidade-galeria”, com pinceladas em todas as freguesias do concelho, onde cabem, atualmente, cerca de 40 obras de artistas reconhecidos.
Das paredes emerge a interpretação que cada artista faz do território. A título de exemplo, a obra do conceituado artista Vhils, que retrata ‘Dona Florinda’, uma das últimas mulheres a trabalhar, de forma tradicional, nos arrozais da região, e a ilustração ‘Weave’ do artista italiano Millo, que espelha o modo como vê a cidade, usando elementos característicos tais como o tear e os moliceiros que navegam pelos canais de água. Nos anos seguintes, Estarreja voltou a ser invadida por alguns dos melhores artistas urbanos do mundo, consolidando-se como a cidade portuguesa que criou o primeiro festival de arte urbana no país. Já foi palco de talentosos e reconhecidos artistas urbanos internacionais como o australiano Fintan Magee, que se estreou em Portugal, os brasileiros Bicicleta Sem Freio, a polaca Nespoon, o argentino Bosoletti, o português Add Fuel e os espanhóis Isaac Cordal e Marina Capdevila, estando, atualmente por esta razão, no Roteiro Internacional de Street Art.
A impressionante galeria a céu aberto é elogiada internacionalmente e foi distinguida pela comunidade de festivais EFFE – Associação Europeia de Festivais – que consiste em festivais representativos de qualidade artística e com impacto significativo a nível local, nacional e internacional. Uma distinção salientada pelo Júri Internacional: “Embora recente, o ESTAU é já um marco na arte urbana em termos da sua forte internacionalização e interface com várias linguagens artísticas”.
A arte volta à rua em setembro
Este ano, o ESTAU volta para a sua 4ª edição, que decorre entre os dias 12 e 20 de setembro, com uma novidade: a app mobile ‘Arte, Cultura e Património’, o novo guia que vai facilitar a visitação a todas as obras do festival e a outros pontos de interesse do município. Ao longo de nove dias, haverá, ainda, workshops, música, artes digitais e performances de rua. Transformar a cidade e projetar o território, envolver a população e valorizar o património local continua a ser o principal foco do ESTAU.
CONHEÇA TODAS AS OBRAS DO ESTAU ATRAVÉS DE VISITAS GUIADAS GRATUITAS.
ENVIE E-MAIL PARA turismo@cm-estarreja.pt E INDIQUE O DIA DA VISITA,
O PERÍODO DO DIA E O NÚMERO DE PESSOAS.
Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Estarreja
Facebook
Instagram
YouTube
RSS