Esqueceu-se da carteira em casa e foi dar uma volta pela cidade? Saiba que há coisas que pode fazer sem gastar um tostão. Damos-lhe 11 sugestões de programas que vale a pena experimentar, sozinho, entre amigos ou em família.
1. Os Museus que tem de conhecer
O Museu da Cidade, o Museu da Arte Nova, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada e o Museu de Aveiro são excelentes opções para conhecer o património e a história da cidade. Os museus assinalam as datas com entrada livre no Dia Internacional dos Monumentos, a 18 de abril, no Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio e no Feriado Municipal de Aveiro, que se celebra a 12 de maio.
VEJA TAMBÉM:
Os Museus Que Não Pode Perder em Aveiro e Ílhavo
2. Passeio a duas rodas a custo zero
É divertido, saudável e ecológico. Disponibilizada pelo município, a BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, é uma excelente opção para conhecer a cidade. Para andar de BUGA só tem de se dirigir à loja junto ao Mercado Manuel Firmino e deixar o seu documento de identificação. É possível alugar a BUGA durante 2 horas, entre as 9h e as 17h30 nos dias úteis e entre as 10h e as 17h30 aos fins de semana.
3. Sente-se a ler um livro no Parque da Cidade
Para aqueles que gostam de locais repletos de natureza e boas sombras, o Parque da Cidade ou Parque Infante Dom Pedro, é um ponto de eleição. Os espaços com relva são ideais para uma boa sesta depois do almoço, leituras ou divertidos piqueniques em família ou entre amigos. Pode também aproveitar para fazer exercício físico, passear o seu animal de estimação ou levar as crianças ao parque infantil.
4. Suba ao Farol mais alto do país
A vista é deslumbrante e não aconselhável a quem sofre de vertigens. Isto porque falamos do farol mais alto do país, com 62 metros de altura e 66 acima do nível médio das águas do mar, e um dos mais altos do mundo. O Farol da Barra, situado na Praia da Barra, abre portas ao público às quartas-feiras à tarde. As visitas realizam-se em 3 subidas (aproximadamente de hora a hora), no período entre as 13h30 e as 16h30 (inverno) ou no período das 14h00 às 17h00 (verão). A entrada processa-se por ordem de chegada.
Para agendamento de visitas (para grupos escolares e outras entidades) deve efetuar-se solicitação à Direção Geral de Faróis da Autoridade Marítima Nacional para o e-mail dfarois@amn.pt.
5. Exercite-se nos Passadiços
São um dos pontos mais visitados em Aveiro desde que foram inaugurados em 2018 e uma das melhores formas para descobrir a ria e de contactar com a flora e a fauna envolvente. Com início no Canal de São Roque e término junto ao rio Vouga, em Vilarinho, os Passadiços de Aveiro tem uma distância total de 7,5 km (15 km ida e volta). O percurso é plano e tem várias zonas de descanso. Por ser uma área classificada como Zona de Proteção Especial, é possível avistar algumas espécies de aves que por lá habitam.
6. Passeie o seu melhor amigo no Parque Canino
O Parque Canino de Aveiro está situado na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, junto ao túnel de acesso do Cais da Fonte Nova e foi construido propositadamente para que o seu melhor amigo usufrua de todas as condições para um dia perfeito. Vedado e equipado com caixa sanitária, zona de estar para pessoas que acompanham os animais, iluminação pública e elementos recreativos como escadas, barreiras de salto, prancha e túnel, o parque foi inaugurado este ano e está integrado na nova política da Câmara Municipal de Aveiro dedicada aos “Animais de Companhia”.
7. Visite o Artesanato na Praça
Na última semana de cada mês, a Associação de Artesãos da Região de Aveiro – A Barrica organiza uma mostra com a exposição e venda de produtos artesanais feitos por artesãos da região aveirense, entre as 10h00 e as 18h00, no Largo do Mercado José Estevão.
8. Descubra o Bairro da Beira-Mar
É um dos bairros mais típicos e populares de Aveiro. Local onde se descobre os tesouros e sabores da cidade e também a noite aveirense, na conhecida Praça do Peixe. Num passeio a pé pelo bairro é obrigatório visitar a capela de São Gonçalinho, o padroeiro do bairro que serve de pretexto para uma festa popular, durante o mês de janeiro, onde do alto da capela se lançam cavacas que são apanhadas por populares que se amontoam no largo.
Nos restantes dias do ano, há bons locais para uma pausa numa esplanada ou excelentes restaurantes onde pode provar as iguarias da região como uma boa caldeirada de enguias.
Depois de um passeio a pé pelas ruas, de uma passagem pelos edifício de Arte Nova e pela Casa do Chá, junto ao Rossio é possível ver os moliceiros ao longo do canal central da ria.
VEJA TAMBÉM:
As melhores esplanadas para petiscar no Bairro da Beira Mar
9. Faça um roteiro pela Street Art
A região de Aveiro foi invadida pela arte urbana. Para além de Aveiro, cidades como Águeda e Estarreja tornaram-se em verdadeiros museus a céu aberto com alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais a transformarem paredes, edifícios e ruas. Em Aveiro, junto à Estação da CP é possível ver a obra de Vhills. Em Estarreja há um festival dedicado à street art. Chama-se ESTAU e acontece, todos os anos, no mês de setembro.
Street Art: uma região cada vez mais (cool)orida
10. Fotografe os azulejos
Durante um simples passeio pela cidade é apenas preciso estar atento aos edifícios. Pelas ruas são muitos os exemplos de azulejos de diferentes cores e texturas. Aveiro tem uma longa história ligada à cerâmica sendo um dos municípios membros fundadores da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas. Para além dos emblemáticos painéis de azulejos do edifício da Antiga Estação da CP – por onde a passagem é obrigatória – perca-se pelas ruas e pelas moradias adornadas com bonitos azulejos.
VEJA TAMBÉM:
Azulejos em Aveiro: Não é só fachada, é Arte
11. Descubra as pontes mais bonitas
E já que estamos numa de passear pelas ruas e sendo Aveiro a cidade dos canais, não faltam pontes por onde tem de atravessar.
VEJA TAMBÉM:
As 5 pontes mais bonitas de Aveiro
12. Conheça as exposições da Antiga Capitania do Porto de Aveiro
A Antiga Capitania do Porto de Aveiro é um espaço onde durante o ano se realizam exposições. De entrada livre e gratuita, por lá já passaram algumas exposições imperdíveis como a última que esteve patente até ao dia 30 de agosto, do PortoCartoon em defesa do Planeta.
13. Visite o Centro Municipal de Interpretação Ambiental
Localizado no Lugar dos Moinhos, junto à TIRTIFE e às instalações do Sporting Clube de Aveiro, o CMIA integra um conjunto de equipamentos como o Cais da Ribeira, o Parque Ribeirinho do Carregal e o Parque Ribeirinho de Requeixo. O objetivo do CMIA é promover a educação ambiental, desafiando-nos a conhecer mais sobre a Ria de Aveiro.
O CMIA está aberto ao público às sextas e primeiros sábados de cada mês, entre as 9h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00. Para grupos com visita orientada é preciso marcação prévia.
Fontes da Foto: Foto principal e da exposição: fornecidas pela Câmara Municipal de Aveiro a propósito do Festival dos Canais.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS