Com a tesoura, o lápis, o alguidar ou a chave de fendas, em estúdio, no escritório, no atelier ou na oficina, várias são as áreas em que os empreendedores da nossa região se destacam. Irreverentes, audazes, criativos, inovadores e destemidos. Qual o fator comum a todos eles? Arriscaram num projeto que lhes dá prazer e realiza um sonho.
André Valentim Almeida
REALIZADOR – AVEIRO
André Valentim Almeida é natural de Aveiro, licenciou-se em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e exerceu funções de investigador, professor universitário e “Collaborative Program Director” do UnionDocs em Brooklyn, EUA, estando agora dedicado à realização de cinema e produção. É atualmente sócio-gerente da produtora “Ventura Filmes” e faz parte da direção da Apordoc – Associação Portuguesa de Documentário.
Na sua filmografia contam cinco obras, sendo que o filme “A Campanha do Creoula” foi o grande vencedor de um muito importante galardão atribuído ao género documentário, o prémio Doc Alliance 2014, e recebeu esse galardão durante o Festival de Cinema de Cannes. O prémio Doc Alliance 2014 consiste uma plataforma que resulta da parceria de sete festivais-chave de cinema documental europeus: CPH:DOX Copenhagen, Doclisboa (desde 2013), DOK Leipzig, FID Marseille (desde 2012), Jihlava IDFF, Planete Doc Film Festival e Visions du Réel Nyon. O filme foi posteriormente exibido em vários festivais, em Portugal e doze outros países.
Segundo o realizador, “A Campanha do Creoula” é a homenagem a um navio branco que se transfigurou com o tempo e com a História, e também uma homenagem aos que nele embarcaram: aos da expedição que acompanhei, aos cientistas (que eu fiz por filmar) ao meu tio (que o capitaneou) e aos fantasmas dos pescadores de bacalhau que nele habitaram e continuam a habitar. Será também uma homenagem a todos aqueles que o avistaram mesmo que ao longe.”
André Valentim Almeida, está neste momento a terminar o documentário “Dia 32” parcialmente rodado na praia da Barra, em Ílhavo.
FILMOGRAFIA: 2015 | A Propósito de Leixões, 35’’ 2014 | Gigantes do Douro, 35’’ 2013 | A Campanha do Creoula, 87’’ 2012 | From New York with Love, 58’’ 2010 | Uma na Bravo Outra na Ditadura, 45’’ 2010 | New York is a Big Apple, 10’’
PIURSA
Catarina Branco Moreira e José Pedro Gomes
DESIGNERS MODA – AVEIRO
Catarina Branco Moreira e José Pedro Gomes, naturais de Aveiro, formados em Design são os fundadores da marca Piursa Clothing. Apesar do nome, que adjetiva alguém que está “irritado ou zangado”, as apostas de vestuário da marca aveirense celebram a descontração e o conforto em sweatshirts e t-shirts de vibração desportiva e, na sua maioria, encapuzadas.
“Chegámos até à Piursa, “pior que uma ursa”, por ser uma expressão que transmitia garra e personalidade e também era fácil de se pronunciar, mesmo noutras línguas”, explica Catarina Branco. Desde 2012 nas ruas, a Piursa não é só uma marca de urban wear. As propostas da marca, destinada a homens e mulheres “que procuram e dão valor a peças diferentes e originais no dia a dia”, são inspiradas por subculturas urbanas – incluindo o estilo de vida e os desportos praticados por cada uma destas “tribos” que habitam as cidades. Cada peça é pensada para transmitir a identidade da marca, através do design exclusivo e da qualidade dos materiais. Tecidos customizados, estampados originais, padrões allover e malhas tricotadas feitas à mão são parte importante e presença constante em qualquer coleção.
A produção – a única área subcontratada – é realizada em confeções no norte de Portugal, mas as vendas chegam já a outros mercados que não o nacional. A Piursa faz envios para consumidores com morada em Inglaterra, Alemanha e República Checa.
A marca está ainda à venda na sua loja online www.piursa.com, na loja online Minty e em pontos de venda físicos, incluindo o seu atelier e as lojas Burgundy e Secret Surf Shop, todas em Aveiro.
SENZA
Nuno Caldeira e Cartarina Duarte
MÚSICOS – AVEIRO
Os SENZA são um grupo português, de fusão-lusófona, sediado em Aveiro, formado por Catarina Duarte (voz, música e letras) e Nuno Caldeira (guitarra e outros instrumentos, música e letras).
Catarina Duarte e Nuno Caldeira acreditam que as viagens transformam as pessoas, por isso os músicos partiram, em 2015, de mochila às costas, e aventuraram-se numa viagem de três meses pela Ásia que acabou por se transformar num projeto de vida.
Os SENZA, daí em diante assim denominados, trouxeram as suas memórias em forma de música. Editaram um disco intitulado “Praia da Independência” há cerca de um ano, que mereceu o selo “Disco Antena 1”. Já foi apresentado ao vivo na Índia, China, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal.
Seguidamente lançam o segundo single: “Comboio de Bambu”. A versão desta música que consta no disco foi gravada com os diminutos recursos disponíveis durante a viagem da dupla ao sudeste asiático. Com um novo arranjo, o tema “Comboio de Bambu” volta a ser contemplado com a minúcia dada aos restantes temas do disco. Inspirada num comboio improvisado existente no norte do Cambodja, a canção conta uma experiência vivida com uma fusão de estéticas sonoras, atmosferas e paisagens musicais bem ao jeito do que é possível encontrar no disco.
O duo assume “Antes tocávamos para viajar, agora tem sido, sobretudo, viajar para tocar”. Num horizonte próximo os SENZA têm concertos agendados na Casa da Música e C.A.E. da Figueira da Foz ainda em março, e para maio e junho as apresentações internacionais em França (Lyon, Saint Étienne e Poitiers) e EUA (Nova Iorque, Fall River, New Bedford, Massachussets, Washington DC).
LICOR DE AVEIRO
Rui e Ana Martins
PROFESSORES – AVEIRO
O casal de professores Ana e Rui Martins decidiu reciclar o licor de alguidar, uma bebida tradicional da região de Aveiro e fazer dela um negócio. Surgiu, assim, a marca Licor de Aveiro.
O “licor de alguidar” era tradicionalmente produzido no recato das famílias do bairro da Beira Mar, em Aveiro. Este licor é conhecido há mais de um século, havendo registos de um “tal licor, ali de Aveiro, que aquecia os homens que iam para a guerra”.
A marca Licor de Aveiro recriou o típico “néctar da beira-mar” e arrecadou a medalha de Ouro e de Prata com os licores de tangerina e menta, respetivamente, no concurso de Vinhos e Bebidas Espirituais, organizado em Moscovo. A distinção decorreu durante a PRODEXPO’2016 – a maior feira de produtos agro-alimentares da Rússia. Este ano, acaba de ser distinguida com Ouro no sabor tangerina e Prata nos sabores menta e morango na PRODEXPO’2017.
Para o responsável pela marca, Rui Martins, receber este prémio a milhares de quilómetros de Aveiro “é um motivo de grande orgulho e uma ajuda muito importante na divulgação e no reconhecimento do produto. O reconhecimento de uma bebida típica do bairro da Beira-mar é, não só para mim, mas também para todos os aveirenses, um motivo de celebração. É mais uma forma de elevar o bom nome da cidade.”
O Licor de Aveiro está disponível em três sabores. O licor de tangerina tem um aroma cítrico. O licor de menta tem um aroma refrescante com notas de mentol e algum chá verde. Está ainda disponível com aroma intenso a morango fresco e cor vermelha.
O Licor de Aveiro pode beber-se à temperatura ambiente ou frio. Está à venda online e em várias lojas de artigos artesanais e turísticos em Aveiro.
DM22
Dalila Moutinho
DESIGNER – ALBERGARIA-A-VELHA
Dalila Moutinho, natural de Albergaria- a-Velha, designer. “Como em muitas outras empresas, este projecto surgiu de uma necessidade recorrente do meu dia-a-dia. Sou mãe de três lindas meninas que adoram vestir-se como eu, especialmente quando toca a acessórios e calçado. Após procurar por soluções no mercado e encontrar muito poucas alternativas, especialmente com produção nacional, percebi que existia uma boa oportunidade de negócio, especialmente nas vendas online.” afirma.
A marca DM22 advém do seu nome Dalila Moutinho e o 22 representa o amor existente entre duas pessoas, especialmente entre mães e filhas. A DM22 aposta num nicho de mercado, calçado personalizado para mãe e filha, através da escolha de peles ou outros materiais, aplicados nos vários modelos disponíveis. Mães e filhas podem ter sapatos iguais, mas únicos, desenhados à medida, não sendo possível encontrá-los nas sapatarias comuns. Sapatos, botas e botins, todos adaptáveis para meninas a partir dos quatro anos e para as suas mamãs.
Dalila Moutinho, designer e administradora da DM22 afirma que a marca “valoriza muito a personalização de cada sapato” e dispõe de “padrões, cores, aplicações, toda uma panóplia de escolhas que as clientes poderão conjugar para ficar a condizer com as suas filhas. Contudo, qualquer mulher poderá comprar exclusivamente para si, para se sentir única e especial. A pedido de clientes a DM22 também disponibiliza acessórios e vestuário.”
Este projeto foi acolhido na Incubadora de Empresas de Albergaria-a- -Velha. O calçado é produzido em unidades de pequena escala, em empresas de S. João da Madeira.
Os modelos da DM22 podem ser adquiridos online na página de Facebook da empresa.
RASTO
Geraldo Cirineu
DESIGNER MODA – GAF. ENCARNAÇÃO
Geraldo Cirineu é designer de moda e assina o único projeto de roupa dedicada ao conforto dos ciclistas, no uso diário da bicicleta. Natural da Gafanha da Encarnação, produz jeans, bonés, camisas e calças “a pensar em quem anda de bicicleta”. Um nicho de mercado em crescimento nas novas culturas urbanas.
É responsável pela confeção manual das peças no seu atelier. “Criei em 2012 uma ‘marca’ que aposta neste tipo de mercado. Aposto na proximidade do cliente”, referiu. A “Rasto” é uma marca com coleções limitadas 100% feitas à mão e 100% portuguesas.
Geraldo encontra inspiração “em tudo o que as pessoas usam no dia a dia. Não faz sentido contrariá-las. Se gostam de determinados tecidos e de cortes, eu tento ir ao encontro dessas tendências, introduzindo as devidas adaptações para a bicicleta, com acabamentos que garantem conforto e funcionalidade.” Os jeans são um bom exemplo do que fala: “Além de um corte bonito e moderno, têm um reforço na parte do selim para durarem mais tempo. A pouca durabilidade das calças é um problema comum a quem anda muito de bicicleta. Rompem-se demasiado.” As camisolas possuem mangas mais compridas, para não ficarem curtas na posição utilizada aquando o uso da bicicleta e são também mais compridas nas costas, possuindo ainda bolsos.
Dá preferência a tecidos repelentes à transpiração, impermeáveis e elásticos. Todos os pormenores são estudados de acordo com a funcionalidade, mas também para um maior conforto e estilo nas pedaladas do dia a dia.
As roupas destinam-se ao público masculino e feminino. As peças podem ser compradas online e em três lojas de Lisboa, Porto e Aveiro.
ASHA
Catarina Ravara
DESIGNER – AVEIRO
Catarina Ravara, natural de Aveiro. Estudou no CET de Design de Calçado e Marroquinarias. É licenciada em Design Industrial pelo IPCA( Instituto Plitécnico do Cávado e do Ave) e Mestre em Design e Desenvolvimento do Produto, pela mesma instituição. A dissertação “Melhoria do Design de Calçado numa Perspetiva Inclusiva” permitiu aprofundar o projeto e fundar a marca ASHA | All Shoes Adaptable, onde é designer do produto (calçado) e CEO. Leciona no TeSP de Design de Calçado “Footwear Design Course”, do IPCA. Recentemente apresentou um poster do projeto “Melhoria de Design de Calçado numa Perspetiva Inclusiva by ASHA” no XI Congresso de Podologia.
Após detetar uma lacuna no mercado do calçado especializado, uma vez que as utilizadoras viam este género de calçado como uma barreira à realização do seu estilo pessoal, a marca ASHA desenvolve os seus produtos com base no conceito modular, o que permite ao utilizador “transformar” o calçado consoante o seu estilo, desde a parte estética até à palmilha. A palmilha ASHA é anatómica e amovível, o que confere mais conforto e a possibilidade de a remover, lavar e substituí-la por uma ortótese plantar (palmilha clinicamente prescrita e desenvolvida por medida).
O calçado ASHA aposta no design inclusivo, permitindo uma enorme liberdade de adaptação a diferentes necessidades e estilos, criando diferentes looks num único par de sapatos através de acessórios. A marca recebeu o 1º prémio da categoria Moda e o 2º prémio Revelação no Lisboa Design Show 16; esteve representada pelos seus parceiros “Feet iT” no Websummit e neste momento está a alargar a equipa e à procura de parcerias estratégicas.
O calçado pode ser adquirido na loja online www.asha-shoes.pt e na loja Burgundy em Aveiro.
Fonte da Foto: Litoral Magazine Edição nº55 Março 2017
Facebook
Instagram
YouTube
RSS