Marco Mussini, presidente da Gres Panaria Portugal, faz balanço positivo de 15 anos do grupo com crescimento de 16,5% face a 2015 e traça o futuro das marcas com otimismo.
O Grupo Panaria adquiriu a Margres em 2002 e a Love Tiles (na altura Novagres) em 2005, criando a Gres Panaria Portugal. Passados 15 anos o balanço é positivo, “o retorno do investimento foi muito rápido e é muito bom saber que temos uma perspectiva futura muito positiva”, afirma Marco Mussini.
Embora o mercado nacional tenha registado algumas dificuldades, o grupo conseguiu fazer crescer as duas marcas até finais de 2008. Apesar da “perda de quota de mercado e de vendas, o grupo aguentou bem até 2011 e foi aí que percebemos que era preciso fazer uma alteração da nossa estratégia e na organização da empresa. O ano 2013 foi o pior ano para nós e para o grupo. Mas a partir de 2014 conseguimos inverter a situação e começámos a recuperar”, relata o presidente do grupo.
O plano de investimento do grupo continua forte com uma média de 4,5 milhões de euros por ano nos últimos quatro anos, nomeadamente em maquinaria e imóveis.
Com cerca de 500 funcionários, Marco Mussini atribui o crescimento da Gres Panaria Portugal a um conjunto de factores “fizemos uma reestruturação industrial, uma organização comercial na aposta em novos mercados, investimos na exportação e ainda obtivemos um bom retorno no mercado interno. Atualmente, a faturação divide-se entre cerca de 67% mercado externo e 33% mercado nacional.”
A Gres Panaria vende principalmente para a Europa Central, em particular Itália e França. Nota-se um crescimento na Alemanha e em Inglaterra. Também o Norte de África é um mercado em expansão. O objectivo atual é consolidar e crescer.
Em 2016 o volume de negócios foi de 70 milhões de euros e a faturação é dividida praticamente 50/50 entre as duas empresas. O crescimento registado face a 2015 foi de 16,5%, sendo as perspectivas de baixar um pouco em 2017, para cerca de 10%. Em termos de grupo a faturação foi de 380 milhões de euros, representando a Gres Panaria Portugal cerca de 19% do que o grupo fatura.
Fonte da Foto: Gres Panaria Portugal
Facebook
Instagram
YouTube
RSS