A Ponte 516 Arouca, apontada como a maior do mundo entre as pedonais suspensas, é inaugurada no domingo, 2 de maio, e entra em funcionamento no dia seguinte, com sete visitas guiadas por dia.
O novo equipamento turístico do distrito de Aveiro com ligação aos Passadiços do Paiva abre esta quinta-feira, 29 de abril, a residentes do concelho e segunda-feira, dia 3 de maio, ao público em geral, sempre mediante aquisição prévia do bilhete na internet. A inauguração, que ocorre no domingo, 2 de maio, vai contar com a presença da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Com 516 metros de comprimento entre as margens de Alvarenga e Canelas, a ponte situa-se a 175 metros de altura, o que proporciona aos seus visitantes uma vista desimpedida através do gradil metálico que compõe o piso e guardas laterais. Toda a paisagem em torno da estrutura está classificada como geoparque e integra a Rede Natura 2000.
De cada um dos lados (Alvarenga e Canelas), só será permitida a entrada a 25 pessoas (50 em simultâneo, portanto), que – por agora – só poderão visitá-la integrando as sete visitas guiadas diárias, com a duração de uma hora e meia (8h30, 10h, 11h30, 14h, 15h30, 17h e 18h30, de maio a setembro).
Já foi palco de um desfile de moda e uma série de TV
A abertura ao público já estava prevista para 2020, mas a pandemia obrigou ao adiamento da inauguração.
Na passado sábado, a estrutura, ainda fechada ao público, foi palco do desfile de moda da nova coleção da dupla Marques’Almeida no âmbito da 48ª edição do Portugal Fashion.
Antes, a Ponte 516 Arouca já tinha recebido uma equipa de televisão da National Geographic que filmou a obra de engenharia e arquitetura para a terceira temporada da série Europe from Above, sobre as melhores paisagens aéreas do mundo.
Veja também:
A obra, que custou 1,8 milhões de euros, resulta de um projeto do ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Coimbra, tendo a empreitada sido confiada à empresa Conduril. Com essa construtora trabalharam ainda as firmas Outside Works, Oliveira e Sá, Edirio, Geoborte Microestacas e Toscca.
Veja o vídeo de apresentação da Ponte 516 Arouca
O bilhete de ingresso (€12 adulto, €10 reduzido), não permite a entrada a crianças com menos de seis anos, mas inclui a visita aos mais de oito quilómetros dos Passadiços do Paiva (entre Areinho e Espiunca).
Pode fazer a sua reserva em https://516arouca.pt/
Fonte da Foto: Ncultura
Facebook
Instagram
YouTube
RSS