O mestrado de Bioinformática Clínica existe em exclusivo na Universidade de Aveiro, estando em linha com as melhores escolas europeias de ensino na área em questão. A primeira fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 30.
O novo mestrado, do Departamento de Ciências Médicas, traduz-se, de acordo com a UA, num mestrado que “está em linha com as melhores escolas europeias de ensino em bioinformática”.
A academia aveirense afirma que “Ser mestre em Bioinformática Clínica, em Aveiro, é pioneiro em Portugal, dado que não existe esta oferta noutras universidades portuguesas”, acrescentando ainda que este mestrado contribui para a criação de emprego jovem que é “altamente qualificado”, em particular nas empresas farmacêuticas, em ensaios clínicos, nos hospitais que desenvolvem investigação clínica e nos centros de investigação biomédica e clínica.
Os estudantes são preparados para desenvolver, de forma autónoma, o estudo e trabalho de investigação fundamental e aplicada. O plano de estudos prevê a lecionação de unidades de apoio à elaboração de estágio/projeto ou dissertação, tal como de unidades curriculares, específicas da área da formação, com o intuito de permitir aos mestrados o desenvolvimento de competências que permitam a formação académica de profissionais capazes de realizar funções nas áreas da bioinformática do genoma e do apoio à decisão clínica.
Os licenciados interessados em obter graduação neste mestrado devem ter bases nas áreas da Ciência da Vida e da Saúde (Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Veterinária, Medicina Dentária, Ciências Biomédicas, Biologia, Enfermagem, Microbiologia, Bioquímica, Biotecnologia, etc.), da Informática, da Matemática ou da Física.
O período de candidaturas ao curso para o ano letivo 2021/2022, divide-se nas seguintes fases: 1.ª fase: até ao próximo dia 30; a 2.ª faz: de 19 de julho a 4 de agosto e a 3.ª fase: de 27 a 30 de setembro.
Para mais informações sobre esta oferta de formação, consulte o site do Departamento de Ciências Médicas da UA.
Consulte também o Plano Curricular: http://blog.ordembiologos.pt/wp-content/uploads/2021/03/mestradobioinformaticaclinica_A5flyerPT.pdf
Fonte da foto: Mantis
Facebook
Instagram
YouTube
RSS