Em menos de duas semanas surgem três aplicações todas gratuitas, desenvolvidas em Portugal e para os portugueses. Todas partilham o objetivo comum de ajudá-lo nesta pandemia chamada Covid-19. Vamos conhecê-las: TodosPorUm, Covidografia e CovidApp.
TodosPorUm: a app grátis onde médicos e enfermeiros ajudam quem tem sintomas
TodosporUm é uma aplicação desenvolvida pela Lusíadas Saúde e a Outsystems para pacientes, médicos e enfermeiros em momento de pandemia.
A app permite avaliar sintomas suspeitos de Covid-19 e colocar os doentes em contacto direto via chat com um médico ou enfermeiro, que após avaliação do caso, dá orientações clínicas ou recomenda ao doente que contacte a Saúde 24 ou se desloque a uma unidade de saúde.
A TodosporUm possibilita que os pacientes introduzam os seus dados de forma a receberem conselhos de acordo com os sintomas e os profissionais de saúde a terem o histórico clínico e sintomas do paciente.
A app é uma progressive web app (PWA) e por isso não se instala via loja da Google ou Apple. Para ter acesso à mesma terá de aceder ao QR Code ou link em baixo e depois adicioná-la ao ecrã principal.
Pode seguir os conselhos detalhados para Android e iOS aqui.
COVIDOGRAFIA – App gratuita ajuda a monitorizar sintomas da Covid-19
Tudo começou com o movimento Tech4Covid19, que depois de angariar quase 60 mil máscaras e dois mil óculos de proteção para profissionais de saúde, anunciou uma nova iniciativa para ajudar a população no controlo do surto da Covid-19.
Com o nome Covidografia, a nova iniciativa é uma app que, de acordo com o site oficial do serviço “permite aos utilizadores da aplicação acompanhar, em tempo real, o impacto da pandemia na zona onde se encontram”.
É possível entrar na app através da conta do Facebook e, depois de introduzir o ano de nascimento e código postal, poderá indicar se sentiu alguns sintomas nos últimos dias (estando disponível a hipótese “sem sintomas”). Uma vez respondido um pequeno questionário, poderá ter acesso ao panorama da sua área de residência, nomeadamente os utilizadores sem sintomas, casos suspeitos e ainda pessoas infetadas e recuperadas.
A qualquer altura poderá alterar o seu perfil na Covidografia, com os responsáveis pela iniciativa a garantir que a “informação será agregada e partilhada com as autoridades competentes” de modo a “tomarem as melhores decisões para o proteger e ajudar o país a recuperar do impacto desta pandemia”.
CovidApp: Médicos e programadores portugueses criam app para ajudar a combater o coronavírus
O desafio uniu médicos e informáticos: a necessidade de monitorizar sintomas da Covid-19 em casa e ajudar os hospitais a distinguir casos de risco.
Uma empresa de desenvolvimento de plataformas web em Matosinhos, não têm tido mãos a medir com um único objetivo: ajudar na luta contra o surto do novo coronavírus. Para isso e fazendo uso da tecnologia criou a CovidApp, uma plataforma gratuita que permite a cada pessoa monitorizar os sintomas em casa e, assim, ajudar o Serviço Nacional de Saúde na distinção dos casos de risco que precisem, efetivamente, de ir para um hospital.
A ideia começou com uma preocupação vinda da comunidade médica, a dificuldade em controlar a gestão e a afluência das pessoas que se dirigem aos serviços de urgência num futuro próximo, pois não teriam como fazer a monitorização dos doentes. A partir daqui nasceu o desafio. Para já, a plataforma está disponível apenas online e em processo de obter autorizações das entidades públicas. Depois de fazer o registo, o utilizador deve indicar algumas informações sobre a sua saúde, como a temperatura corporal, os ciclos respiratórios, o nível de tensão arterial, se tem diabetes ou outras patologias associadas e indicar ainda a data de início dos sintomas, se possui outros sintomas ou se o estado atual melhorou ou piorou relativamente à última submissão. Ao longo do dia, os utilizadores devem indicar mais do que uma vez a evolução destes componentes.
Se o utilizador estiver em risco vai receber uma notificação para entrar em contacto com o serviço de saúde. Simultaneamente, a própria App irá alertar os serviços de saúde que aquela pessoa está em risco.
A CovidApp tem também um guia prático para os utilizadores saberem como agir nas várias situações.
O próximo passo desta plataforma passa precisamente por conseguir apoios institucionais para expandir a app para a Play Store (Android) e a AppStore (Apple).
Fonte da Foto: TodosporUm, Covidografia, CovidApp
Facebook
Instagram
YouTube
RSS