© Site e Facebook Município de Ílhavo
Em 2024, o Carnaval de Vale de Ílhavo foi palco de um importante momento para o lugar que lhe dá nome. No domingo, 11 de fevereiro, Município de Ílhavo e Associação de Turismo de Aldeia (ATA), formalizaram a adesão de Vale de Ílhavo à rede “Aldeias de Portugal”. A assinatura do protocolo aconteceu na sede da associação “Os Baldas”.
A candidatura para ser parte da “Rede Nacional de Aldeias Turísticas Situadas em Espaço Rural – Aldeias de Portugal” começou em 2022 e contou com o envolvimento da comunidade local. Este apoio deu-se “através de um trabalho de pesquisa, que incidiu sobre a realização de entrevistas individuais e recolha de testemunhos, a criação de uma base de dados de pontos de interesse, contactos e potencialidades da Aldeia”, lê-se no site da autarquia. A recolha serviu também de apoio à realização do Plano de valorização da Aldeia e respetivas atividades.
Reconhecida pelas suas tradições marcadamente rurais, o município vê o reconhecimento do património histórico e cultural de Vale de Ílhavo “com grande orgulho”, onde se destaca o “Carnaval e seus emblemáticos Cardadores, o Pão de Vale de Ílhavo, com as suas padas e folares, os ofícios e os recursos naturais e agrícolas, características distintivas da sua ruralidade e beleza paisagística”.
Com esta conquista, Vale de Ílhavo junta-se às 16 “Aldeias de Portugal” do Distrito de Aveiro já reconhecidas. De Vagos a Arouca, Aveiro faz-se representar por locais como os lugares de Midões e Gondarém ou as aldeias do Boco, Torres, Pardilhó, Bunheiro e Felgueira.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS