A Universidade de Aveiro mantém o 3.º lugar nacional e subiu para a posição mundial n.º 319 no ranking World University Rankings 2021, divulgado esta terça-feira, 27 de abril, pelo RUR-Round University Ranking, de Moscovo. A academia aveirense, a nível nacional, posiciona-se no lugar cimeiro na área da Sustentabilidade Financeira, em 3.º lugar no ensino e investigação e, em 6.º na diversidade internacional.
A mais recente edição do ranking pelo RUR – Round University Ranking são hierarquizadas as melhores 867, contando com sete nacionais, instituições de ensino superior do mundo inteiro. As universidades são classificadas segundo 20 indicadores agrupados em quatro áreas da vida universitária: ensino, investigação, diversidade internacional e sustentabilidade financeira.
A UA, em 2021, subiu do 2.º lugar para o 1.º lugar nacional na área da Sustentabilidade Financeira, registando o lugar 351 no ranking mundial. Nas áreas do ensino e da investigação, a instituição de Aveiro alcança o 3.º lugar nacional, ocupando respetivamente as posições 250 e 367 no ranking mundial, o que representa a subida de um lugar na área da Investigação.
A universidade permanece no mesmo 6.º lugar nacional na área da Diversidade Internacional, no entanto, face à posição de 2020, subiu da 403 posição mundial para a 341.
“De facto, nesta edição de 2021, melhoramos a nossa posição quando comparamos com a edição de 2020, designadamente por termos agora obtido o 319º lugar global. Em particular, para este desempenho contribuíram melhorias acentuadas nas componentes de Sustentabilidade Financeira e também na componente de Ensino. Adicionalmente, em várias componentes da investigação, há a salientar factos muito positivos a nível global e internacional, como seja a grande competitividade da UA nas componentes de artigos científicos e citações versus número de docentes e investigadores da UA – o que claramente exemplifica o grande dinamismo e competitividade internacional dos membros da UA na sua atividade de investigação.”, afirma o Vice-reitor Luís Filipe Castro.
O ranking é liderado pela norte-americana Universidade de Harvard e posiciona as universidades nacionais do Porto (posição mundial 289) e, de Coimbra (posição mundial 297) em 1.º e 2.º lugares, respetivamente. Depois da UA, posicionam-se as universidades de Lisboa (posição mundial 335), Nova de Lisboa (posição mundial 371), Minho (posição mundial 441) e ISCTE (posição mundial 574).
Fonte da Foto: Universidade de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS