A Unimadeiras, empresa que se dedica à produção, comércio e exploração florestal esteve presente em mais uma edição da Expoflorestal, a feira nacional da floresta que decorreu no mês de maio em Albergaria-a-Velha.
Durante três dias, Albergaria-a-Velha recebeu todos os agentes ligados à fileira da oresta, desde entidades de produção, transformação e comercialização, a escolas e corporações de bombeiros. Em todas elas existe um elo em comum: criar uma floresta sólida, moderna e sustentável. Assim, a Unimadeiras apostou, uma vez mais, na 10a edição da Expoflorestal porque, segundo o presidente executivo Jorge Loureiro, este “é um evento que reúne os principais players do mercado e é também um momento excelente para se discutirem e criarem tendências”.
A empresa sediada em Albergaria-a-Velha – composta por mais de 600 associados, e que atualmente é líder nacional no setor da madeira – apresentou-se no evento como “uma empresa moderna, inovadora, irreverente e de vanguarda”. A sua presença fez-se notar com um stand composto por uma área de 400m2. No seu interior estiveram presentes cinco artesãos que, para além de exporem os seus trabalhos feitos em madeira, vime e cortiça, também fizeram várias demonstrações ao vivo. As exibições fizeram as delicias de pequenos e graúdos, que durante o certame puderam participar na execução dos produtos, bem como adquiri-los.
De entre outras ações que decorreram no stand destacou-se a apresentação exclusiva do primeiro medronhal de produção certificado do mundo. A ação foi conduzida pelo Engenheiro Florestal da Unimadeiras, Paulo Machado, e apresentada por Carlos Fonseca, biólogo e professor da Universidade de Aveiro, e por Daniel Barbosa, da Indústria e Comércio de Folhas de Madeira (ICFM). A apresentação contou com uma grande a afluência de espectadores, o que levou à lotação do espaço.
Carlos Fonseca criou a Medronhalva, empresa que tem como principal atividade a cultura do medronheiro, tendo em vista a sua valorização económica, social, ecológica e cultural. A exploração florestal de 20 hectares está localizada no concelho de Penacova. Para obter a certificação das suas plantações, a Medronhalva associou-se ao grupo Unifloresta, que intervém no domínio da certificação da gestão florestal.
Gerido pela empresa Unimadeiras, o grupo Unifloresta regista atualmente 13 mil hectares de floresta certificada, incluindo as propriedades da Medronhalva. De acordo com as normas de certificação internacionais, a Unifloresta monitoriza os espaços florestais, de forma a garantir que a sua gestão é ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável. De salientar também, que o medronheiro contribui significativamente para a biodiversidade e para a prevenção dos incêndios, enquanto que o seu cultivo permite dinamizar o mercado de trabalho local e produzir um fruto com alto valor para o uso múltiplo da floresta.
Fonte da Foto: Edição nº56 | Junho 2017
Facebook
Instagram
YouTube
RSS