Paulo Fernandes, CEO da Cofina, Jorge Loureiro, Presidente Executivo da Unimadeiras e João Machado, Presidente da CAP
Fundada em 1974 e sob o mote “A floresta é um bem precioso que temos de saber cuidar”, a Unimadeiras acredita que a qualidade se faz em grupo, e que juntos garantimos a sustentabilidade da vida florestal.
No âmbito da 5ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, a Unimadeiras foi distinguida na categoria Empresas.
A cerimónia de entrega de prémios desta 5ª edição, teve lugar no dia 9 de Março, no Salão Nobre do Hotel Ritz, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
O Prémio Nacional de Agricultura promove, incentiva e premeia os casos de sucesso da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária. O desenvolvimento destes sectores é determinante enquanto motor de crescimento da economia portuguesa. Este prémio valoriza, assim, a aposta no aumento de competitividade, inovação e internacionalização dos produtos nacionais. Esta é uma iniciativa do BPI, do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios, que conta com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
No que diz respeito ao Prémio Floresta e Sustentabilidade, foi atribuída uma menção honrosa à Unimadeiras na categoria Boas Práticas e Silvicultura, pela qualidade do seu trabalho. A cerimónia teve lugar no dia 24 de março na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contou também com a presença do referido Ministro.
O Prémio Floresta e Sustentabilidade tem periodicidade bienal e o seu objetivo é reconhecer e distinguir projetos sustentáveis e inovadores na área dos recursos florestais.
As categorias a concurso são: Sustentabilidade Florestal, Boas Práticas de Silvicultura, Associativismo e Projetos de I&D. As candidaturas são analisadas pela PwC e avaliadas por um júri reconhecido na área da floresta em Portugal.
O Prémio Floresta e Sustentabilidade está pela primeira vez a ser promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, contando com o apoio técnico da PwC e com o Patrocínio do Ministério da Agricultura.
A Unimadeiras aposta na Gestão Florestal Sustentada, assente em três pilares: ecologicamente correto, socialmente justo e ecologicamente viável. A destacar a recente parceria europeia para a gestão florestal sustentável, liderada pela Universidade de Aveiro. O projeto intitulado FOREST-IN incide na educação florestal de todos os agentes do universo florestal: desde os pequenos proprietários a técnicos florestais.
Atualmente, a Unimadeiras é líder nacional na fileira de madeira e o maior fornecedor de rolaria em Portugal.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS