• Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • A Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Contactos
Litoral Magazine
  • Secções
    • Sociedade
    • Atualidade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contactos
  • Facebook

  • Instagram

  • YouTube

  • RSS

PUB
PUB
Sociedade

Um benfeitor da associação d’Orfeu quer comprar a sua sede por 650 mil euros

Um benfeitor da associação d’Orfeu quer comprar a sua sede por 650 mil euros
Litoral Magazine
8 Junho, 2021

O edifício e o terreno pertencem aos Bombeiros de Águeda, a quem a associação cultural paga atualmente uma renda. O projeto prevê construir uma parte da parcela, visto que carece de obras urgentes.

Um parceiro privado da associação cultural d’Orfeu encontra-se disposto a pagar 650 mil euros pela propriedade, em pleno centro de Águeda, onde funciona a sede da coletividade. O terreno e o edifício pertencem aos Bombeiros de Águeda, a quem a d’Orfeu paga atualmente uma renda mensal de 578 euros pelo arrendamento do espaço.

A Direção da associação explicou que a cooperação quis reaver a propriedade, chegando mesmo a efetuar uma vistoria de salubridade e a enviar uma carta de despejo. Depois disso fez uma proposta de venda no valor de 650 mil euros. “Um nosso mecenas aceitou ajudar-nos, fazendo uma proposta de compra da propriedade (a sede d’Orfeu mais o terreno) por esse valor, que consiste em ele construir numa parte do terreno e a d’Orfeu manter a sua sede”, adiantou a Direção da Instituição aguedense, presidida por Acácio Silva.

De momento, a Câmara de Águeda tem em mãos o Pedido de Informação Prévia do projeto. A associação acredita que irá ser aprovado, permitindo à associação manter-se na sede que ocupa 1997, na Rua Engenheiro Júlio Portela. “Só assim o mecenas comprará o espaço, resolvendo esta questão entre os bombeiros e a d’Orfeu”, refere a coletividade. Se a operação de compra da propriedade abortar e for obrigada abandonar o atual edifício, a d’Orfeu não tem plano alternativo. “Neste momento já esgotamos todas as alternativas ideias para o desenvolvimento da nossa atividade”, reconhece a associação.

A solução, a ir avante, no entanto, não resolve todos os problemas da associação, já que o imóvel padece de várias patologias só passíveis de serem resolvidas com uma grande empreitada de manutenção. O edifício no centro da cidade, uma antiga casa de habitação doada aos bombeiros, é a sede d’Orfeu desde 1997 e desde essa altura já foram realizadas obras num valor total de superior a cem mil euros, incluindo a ampliação do espaço e a reconstrução da latada, financiadas principalmente pela Direção-Geral das Artes e pelo Instituição Português do Desporto e Juventude.

A associação recebeu recentemente o Estatuto de Interesse e Cultural Local e tem recebido apoios da autarquia, da Fundação INATEL e alguns mecenas.

Fonte da Foto: d’Orfeu AC

Tópicos RelacionadosÁguedaCâmara Municipal de Águedad'orfeud´Orfeu-Associação CulturalBombeiros de Águeda
Sociedade
8 Junho, 2021
Litoral Magazine
Tópicos RelacionadosÁguedaCâmara Municipal de Águedad'orfeud´Orfeu-Associação CulturalBombeiros de Águeda
PUB
PUB

Mais em Sociedade

LM Web 951x480 1

Desafiado aos 22 anos de profissão, Adriano Carreira fala com a Litoral Magazine

Litoral Magazine2 Junho, 2023
Mais
LM jardim

Águeda celebra 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente com 50 atividades

Litoral Magazine2 Junho, 2023
Mais
LM Web TEASER

O outro lado do Dr. Adriano Carreira, brevemente na Litoral Magazine

Litoral Magazine26 Maio, 2023
Mais
044A9764

IRBAL entrega 21 novos aparelhos respiratórios aos Bombeiros Velhos de Aveiro

Litoral Magazine26 Maio, 2023
Mais
W22 5517 ED

Arcada Group: uma marca aveirense que conquistou Portugal

Litoral Magazine19 Maio, 2023
Mais
Foto capa

Imaginarius reúne 380 artistas do mundo durante quatro dias

Litoral Magazine19 Maio, 2023
Mais
noticia lm op3

Já é conhecido o cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada

Litoral Magazine11 Maio, 2023
Mais
manuelfirmino 2 1 1024 2500

O Aveiro Craft Beer Fest está de volta!

Litoral Magazine5 Maio, 2023
Mais
01 ave 7c8cdc6fc2

Aveiro inspira Nutella para nova campanha

Litoral Magazine28 Abril, 2023
Mais
Veja Mais
Clique

A Revista

A Litoral Magazine é uma revista on-line semanal, de carácter generalista e dirigida a um público que pretende estar informado sobre os mais relevantes acontecimentos da Região Litoral do Baixo-Vouga.

A revista rege-se pelos princípios do jornalismo e tem como missão ser uma referência na comunidade em que está inserida, por mostrar o que de melhor existe e se faz na região, no país e no mundo.

Contacto

Rua Senhora do Álamo, 32, 1º andar
3800-340 Aveiro, Portugal
Tlf. +351 234 285 738
«Chamada para a rede fixa nacional»

info@litoralmagazine.com

© 2021 Litoral Magazine | Created: Invisual.pt Política de Privacidade Termos e Condições Newsletter +

Aradas torna-se a freguesia com o maior rácio de bicicletas por aluno a nível nacional
Comboio histórico do Vouga vai circular todos os sábados até outubro
Comunique Connosco

Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.









    Aceito os termos de política e privacidade*

     
     

    Inscreva-se na nossa Newsletter.

    Litoral Magazine

    Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.

    Nas bancas dia 8 de dezembro.

     

     

    Descarregue aqui

    Pode também ler os artigos online, aqui.