A certeza é do Ranking GreenMetric World University 2019 que coloca a UA no 230º lugar a nível mundial entre 780 estabelecimentos de ensino superior de 85 países.
No ranking de 2018 a UA ficou em 3º lugar nacional e em 408º lugar entre as instituições mundiais. Por isso, a subida da academia de Aveiro na lista de 2019 é notória nas categorias avaliadas pelo GreenMetric World University: infraestruturas, energia e alterações climáticas, resíduos, recursos hídricos, transporte e educação.
Os resultados obtidos nesta edição do GreenMetric, e a subida apresentada em relação ao ano passado, aponta o vice-reitor Luís Castro, “são compatíveis com as políticas de sustentabilidade assumidas na UA desde longa data, bem com as mais recentes determinações em prol de uma evolução positiva de diversas vertentes de sustentabilidade na Universidade”.
Em especial, aponta o responsável, “as diversas ações do Grupo para a Sustentabilidade da Universidade têm sido determinantes para mudanças relevantes nesta área”. É ainda claro que o grande envolvimento e as iniciativas de toda a comunidade da Universidade têm igualmente sido determinantes para a existência de um significativo aumento de ações em prol da sustentabilidade na Universidade.
Para citar alguns exemplos, lembra Luís Castro, ainda no passado mês de novembro a UA assistiu, no Departamento de Educação e Psicologia, ao lançamento do projeto internacional “TEDS – Teacher Education for Sustainability”, que terá como ambição última o desenvolvimento de um referencial para a formação contínua de professores em Educação para a Sustentabilidade. Igualmente em novembro, numa iniciativa promovida pela Rede Campus Sustentável, a UA assinou um documento de “Compromisso das Instituições de Ensino Superior”, onde se assumem princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior.
“Nesta última pontuação do UI GreenMetric, de entre todos os indicadores considerados, foi com especial gosto que vimos ser atingida a 87ª posição mundial, pela UA, no subitem relativo à Energia e Mudanças Climáticas”, congratula-se Luís Castro.
Despertar a conscientização global sobre questões ambientais e sustentabilidade é um dos principais objetivos do Ranking GreenMetric World University, uma plataforma de classificação universitária criada pela Universidade da Indonésia em 2010. Este ranking avalia e classifica as universidades em todo o mundo de acordo com suas condições atuais e políticas relacionadas com o chamado campus verde e atividades de sustentabilidade.
Fonte foto: Universidade de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS