A investigadora no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro (UA) venceu o Prémio Femina 2020, que distingue as mulheres por mérito a nível profissional, cultural e humanitário no mundo.
Susana Sargento, investigadora que conta com mais de 20 anos de experiência na liderança técnica em vários projetos nacionais e internacionais, inicialmente na área de redes 4G, seguidamente nas redes 5G, e atualmente a investigar como serão as redes do futuro, ganhou o prémio Femina 2020 com o Estatuto de Interesse Cultural por mérito nas Ciências.
Docente do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, distinguida em 2016 com o Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia, foi também docente no Departamento de Ciências de Computadores na Universidade do Porto, entre 2002 e 2004, professora convidada na Universidade de Carnegie Mellon (EUA) em 2008/2009 e é autora de mais de 400 artigos cientificos e 6 patentes.
O trabalho próximo com os operadores de telecomunicações, fabricantes e entidades municipais tem sido notável. No projeto Europeu FUTURE-CITIES, Susana foi co-responsável pela implementação de uma rede de veículos nos autocarros e camiões na cidade do Porto, assim como as estações fixas na cidade, que conta atualmente com mais de 600 veículos na cidade do Porto. Neste momento, é responsável, no âmbito do projeto Europeu Aveiro STEAM City, pela construção de uma infra-estrutura de comunicação multi-tecnologia em Aveiro para dar suporte a serviços inovadores na área da mobilidade, ambiente e energia.
Em 2012, co-fundou uma empresa de redes veiculares, a Veniam, uma “spin-off” das Universidades de Aveiro, Porto e do Instituto de Telecomunicações, que desenvolveu uma infra-estrutura de acesso à Internet de baixo custo com base nos veículos como elementos dessa rede. É também co-coordenadora do Eixo de Investigação na iniciativa nacional do Governo INCoDe.2030, pertence ao Comité de avaliação do Fundo de Investimento Fundo200M e é uma das diretoras cientificas do Programa CMU-Portugal.
Fonte da foto: Diário de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS