
Portugal foi notícia no jornal “La Voz de Galicia” de Espanha, no “Ouest France” de França e no “Trouw” da Holanda depois de começar 2021 com o título de maior produtor europeu do setor, localizando-se na região de Aveiro o principal núcleo de produção do país.
Com 2,7 milhões de bicicletas fabricadas no ano passado em Portugal, o país começa 2021 como o maior produtor europeu do setor. A isto acrescenta-se ainda a conquista do grande prémio de “Apoio à Internacionalização de Empresas da Comissão Europeia”, no âmbito da estratégia “Europa 2020” para o projeto português “Portugal Bike Value”. A iniciativa foi promovida em 2015 por diversas empresas do setor da região centro visando apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais. O projeto pretende ainda demonstrar a capacidade das empresas que produzem em Portugal de fornecer os mercados externos.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios (ABIMOTA), com sede em Águeda, localidade onde se situa o principal núcleo do setor no país, considera que o primeiro prémio europeu é o “reconhecimento internacional aos grandes trabalhos realizados pela Portugal Bike Value com qualidade e inovação, como o espelho do excelente momento que vivemos”, explica Gil Nadais, secretário geral da ABIMOTA.
É na região centro do país que se situa a primeira empresa do mundo a soldar quadros de alumínio através de robôs, a maior fabricante de rodas, como também a pioneira no fabrico dos selins mais leves do mundo, pesando apenas 24 gramas. As empresas da região têm como clientes algumas das principais equipas de ciclismo de França, Itália, Estados Unidos e Portugal.
A ABIMOTA confia que durante este ano comece a operar em Portugal a primeira empresa a fabricar esquadrias de carbono fora do continente asiático.
Saiba mais sobre o projeto “Portugal Bike Value” em https://portugalbikevalue.pt/0/pt/
Fonte da foto: Dinheiro Vivo
Facebook
Instagram
YouTube
RSS