De 10 a 15 de janeiro, Aveiro volta a ser palco das já afamadas “Festas em honra de São Gonçalinho”. Em 2024, o evento associa-se à iniciativa “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura”. Ao longo de 5 dias as atenções dividem-se entre a capela de São Gonçalinho e o Palco tenda, locais onde, habitualmente se registam as maiores enchentes.
Do cima da capela dá-se o ponto alto da festa. O lançamento das cavacas começa logo no primeiro dia, um ritual que simboliza o pagamento de promessas feitas ao Santo. Contudo, o Bairro da Beira-Mar é também ponto de muita animação, celebrações religiosas, arruadas e música.
Inserido no “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura” está o primeiro concerto. Às 22 horas do dia 10 de janeiro Carolina Deslandes inaugura o Palco tenda, que no dia seguinte tem Aveiro como destaque, com as atuações da Tuna feminina da AAUAv e da Tuna Universitária de Aveiro.
Dia 12 o legado musical aveirense continua em palco com os Moonshiners como cabeças de cartaz. A 13 é a vez de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar. Após a atuação dá-se o primeiro de 3 espetáculos de pirotecnia, que se repete, sempre à meia-note, nos dias 14 e 15.
No penúltimo dia Aveiro regressa aos anos 70 graças à música dos Kind of Magic (Tribute to Queen). O encerramento do Palco tenda, a 15 de janeiro, está a cargo de Toy e a sua banda.
As festas de São Gonçalinho marcam o fim do programa “Boas Festas em Aveiro” e acontecem para celebrar o beato que ficou conhecido por ser santo casamenteiro. Da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho, o evento conta ainda com a entrega do ramo e a “dança dos mancos”.
O programa de 2024 pode ser consultado aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS