
No Salpoente a carta é marcada pelos sabores tradicionais portugueses com um toque contemporâneo pela “mão” do chef Duarte Eira.
Situado junto ao Canal de São Roque, o restaurante Salpoente eterniza uma das tradicionais atividades da região – a produção de sal – através da recuperação de dois antigos palheiros, e oferece a possibilidade exclusiva de ingressar numa viagem temperada pela história. Mesmo em frente à ria, o Salpoente mantém parte do armazém original, como as fortes vigas de madeira do tecto, que homenageiam o espaço ao lhe atribuir a nobreza de outros tempos, para além de recriar de forma original a tradição gastronómica da região.
O sal, apelidado de “ouro branco” pelas gentes da terra, era recolhido da ria e depositado nos antigos armazéns para posterior venda. Cientes da importância que o “monumento” simboliza para a cidade e da necessidade de preservar a herança de outros tempos, os armazéns foram reconvertidos num espaço de lazer.
Para além da sala principal de refeições, o Salpoente dispõe da sala do chef, um espaço mais reservado, ideal para refeições de grupo, e de um bar chill-out, que acolhe exposições de artistas das mais variadas áreas. No interior, o Salpoente combina de forma harmoniosa história e modernidade, com uma atmosfera de conforto e sofisticação. Um espaço de requinte, elegantemente decorado, onde a cozinha é recriada e confecionada com a máxima qualidade.
Entre sabores e temperos, o Salpoente revolucionou o ‘ el amigo’. Aqui o bacalhau assume um lugar de destaque, pela mão do chef Duarte Eira, vencedor do concurso ‘A Revolta do Bacalhau’, em 2011. Este ano, Duarte Eira – ficou entre os cinco melhores chefs no concurso “Chef Cozinheiro do Ano”. A carta é uma viagem de propostas degustativas pelos sabores do bacalhau, com uma diversificada oferta que se estende desde os pratos mais simples aos mais complexos. Uma oportunidade para a surpresa e para a descoberta, onde os sabores da cozinha tradicional se envolvem na criativa cozinha contemporânea.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Ainda este ano, o Salpoente recebeu o galardão de “Restau- rante do Ano de Aveiro”, atribuído pelo prestigiado “Luxury Travel Guide” no âmbito dos “2017 Restaurant & Bar Awards”.
Em 2015, obteve a classi cação “Ótimo Nível” pelo Guia Michelin. Em 2013, foi “Escolha do Consumidor”, na categoria restaurantes. Foi ainda galardoado como o “Restaurante mais Sustentável e Politicamente Ecológico do País”, um prémio atribuído pela Sociedade Ponto Verde e pelo Boa Cama Boa Mesa.
A constante aposta na qualidade do serviço e na seleção das matérias primas tem como meta a conquista da primeira estrela Michelin, a mais importante distinção da gastronomia mundial.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS