É um dos museus mais bonitos do mundo e sofreu obras de conservação e restauro no valor de 79 mil euros, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro.
A obra de restauro melhorou o acolhimento aos visitantes e requalificou o espaço museológico, com intervenções nas cantarias, serralharias e azulejos, resolvendo também problemas de humidade e infraestruturas.
O Museu Arte Nova abriu ao público em 2012. O imóvel corresponde a uma antiga habitação familiar, construída entre 1907 e 1909 e projetada pelos arquitetos Silva Rocha e Ernesto Korrodi. O edifício foi morada do major Mário Belmonte Pessoa, comerciante ligado à importação do cacau e é considerado um dos mais belos exemplares de Arte Nova em Portugal.
O Museu funciona também como Centro Interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro. O primeiro piso contempla uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal e o segundo piso destina-se a exposições temporárias. No rés-de-chão há ainda uma Casa de Chá, local de paragem obrigatória para desfrutar de uma das mais de cem variedades de chá à escolha.
No Museu está disponível um roteiro para descobrir os restantes edifícios de Arte Nova espalhados pela cidade. De relembra que Aveiro foi considerada cidade-museu da Arte Nova em Portugal, sendo membro da “Réseau Art Nouveau Network” a par de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsínquia ou Havana.
Exposição e um novo mapa/roteiro Arte Nova
Está patente até ao dia 5 de maio, no Museu Arte Nova a exposição “A moda na Ilustração Portugueza no período Arte Nova”.
Paralelamente será distribuído um novo mapa/roteiro Arte Nova. Utilizando como ponto de partida o Museu, o novo mapa vai dar a conhecer os principais locais a visitar na cidade.
Veja também:
Os Museus que Não pode Perder em Aveiro e Ílhavo
Facebook
Instagram
YouTube
RSS