• Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • A Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Contactos
Litoral Magazine
  • Secções
    • Sociedade
    • Atualidade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contactos
  • Facebook

  • Instagram

  • YouTube

  • RSS

PUB
PUB
Atualidade

Sabe qual é a origem do Dia da Mãe?

Sabe qual é a origem do Dia da Mãe?
Litoral Magazine
30 Abril, 2021

O Dia da Mãe é uma das datas mais celebradas no calendário, comemorando-se em Portugal no primeiro domingo do mês de maio. A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reconhecer todo o carinho e proteção que as mães oferecem ao longo da sua vida aos filhos.

“Mãe só há uma” e o primeiro domingo de maio é a oportunidade perfeita para os filhos demonstrarem todo o seu agradecimento, quer seja com um presente bonito ou com uma simples mensagem de amor.

Em Portugal, o Dia da Mãe já foi comemorado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no primeiro domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria.

Uma data que nos transporta até aos tempos Greco-Romanos

Transversal a todas as culturas, religiões e países, a ideia de dedicar um dia às mães nasceu nos Estados Unidos, embora as primeiras comemorações remontem à Grécia Antiga.

Foi na Grécia Antiga que se realizaram as primeiras comemorações alusivas à figura maternal, cumprindo o seu papel de cultura seminal que serviu de base à civilização ocidental. Os contemporâneos da época prestavam homenagem à deusa Reia, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Já os Romanos, que adquiriram os costumes dos gregos, honravam Cibele, figura equivalente a Reia.

Séculos mais tarde, os católicos transformaram estas celebrações politeístas para distinguir a figura da Virgem Maria, mãe de Jesus e de todos os cristãos. Foi designado o dia 8 de dezembro para a homenagem.

Anna Jarvis como fundadora do Dia da Mãe que conhecemos hoje

A verdadeira ideia do Dia da Mãe partiu de uma feminista norte americana, Anna Jarvis, que lançou um movimento para criar o “Dia Nacional das Mães”.
Movida pelo falecimento da sua mãe, aplicou todos os esforços para marcar a data de comemoração para 12 de maio de 1907, data que seria aprovada sete anos mais tarde pelo presidente Woodrow Wilson, que declarou o Dia da Mãe como feriado nacional nos Estados Unidos no segundo domingo de maio.

O dia da mãe pelo Mundo

A nossa vizinha Espanha, que também já homenageou a figura maternal a 8 de dezembro, comemora agora também no primeiro domingo de maio, tal como Portugal.
Moçambique, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria escolhem também comemorar a data no mesmo dia que Portugal e Espanha.
Tal como nos Estados Unidos, o Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros, celebram o Dia da Mãe no segundo domingo de maio.
Em alguns países como Colômbia, França e a Suécia comemora-se no último domingo de maio.
Na Argentina, Bielorússia e Índia a celebração ocorre em Outubro. Na Noruega em Fevereiro. A Bélgica e a Costa Rica celebram a data a 15 de agosto, que marca a assunção da Virgem Maria, sendo também uma reconhecida festa de devoção dos cristãos ortodoxos.

Tópicos RelacionadosDia da Mãe
Atualidade
30 Abril, 2021
Litoral Magazine
Tópicos RelacionadosDia da Mãe
PUB
PUB

Mais em Atualidade

TERRA COSTA VERDE

Coleção “Terra” da Costa Verde distinguida com Red Dot Design Award

Litoral Magazine5 Maio, 2023
Mais
vamos aos cricos

Começa hoje em Ílhavo o Festival Gastronómico “Vamos aos Cricos!”

Litoral Magazine6 Abril, 2023
Mais
Gabinete aveirense Dois Arquitectos vencem concurso antiga lota de Aveiro1 scaled 1

“Parque Urbano das Marinhas” vencedor do concurso de reabilitação da antiga lota de Aveiro

Litoral Magazine24 Março, 2023
Mais
image

Um milhão e meio de pedras para manter a tradição em Aveiro

Litoral Magazine12 Agosto, 2021
Mais
LM Bath

OLI atinge melhor resultado de sempre

Litoral Magazine3 Agosto, 2021
Mais
xxxiii jornadas de engenharia quimica 2020

Estudante aveirense da UA premiada em conferência internacional de engenharia química

Litoral Magazine27 Julho, 2021
Mais
Tony Martins

É de Aveiro o novo Chefe Cozinheiro do Ano 2020

Litoral Magazine1 Julho, 2021
Mais
LM News

Foto de Armindo Ferreira pela sétima vez na revista da National Geographic

Litoral Magazine1 Julho, 2021
Mais
960X600 1920X600 20042804151098

OLI estreia-se nos EUA ao equipar condomínio de luxo na Califórnia

Litoral Magazine21 Maio, 2021
Mais
Veja Mais
Clique

A Revista

A Litoral Magazine é uma revista on-line semanal, de carácter generalista e dirigida a um público que pretende estar informado sobre os mais relevantes acontecimentos da Região Litoral do Baixo-Vouga.

A revista rege-se pelos princípios do jornalismo e tem como missão ser uma referência na comunidade em que está inserida, por mostrar o que de melhor existe e se faz na região, no país e no mundo.

Contacto

Rua Senhora do Álamo, 32, 1º andar
3800-340 Aveiro, Portugal
Tlf. +351 234 285 738
«Chamada para a rede fixa nacional»

info@litoralmagazine.com

© 2021 Litoral Magazine | Created: Invisual.pt Política de Privacidade Termos e Condições Newsletter +

Centro comercial em Aveiro lança app inovadora
OLI estreia-se nos EUA ao equipar condomínio de luxo na Califórnia
Comunique Connosco

Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.









    Aceito os termos de política e privacidade*

     
     

    Inscreva-se na nossa Newsletter.

    Litoral Magazine

    Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.

    Nas bancas dia 8 de dezembro.

     

     

    Descarregue aqui

    Pode também ler os artigos online, aqui.