O Dia da Mãe é uma das datas mais celebradas no calendário, comemorando-se em Portugal no primeiro domingo do mês de maio. A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reconhecer todo o carinho e proteção que as mães oferecem ao longo da sua vida aos filhos.
“Mãe só há uma” e o primeiro domingo de maio é a oportunidade perfeita para os filhos demonstrarem todo o seu agradecimento, quer seja com um presente bonito ou com uma simples mensagem de amor.
Em Portugal, o Dia da Mãe já foi comemorado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no primeiro domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria.
Uma data que nos transporta até aos tempos Greco-Romanos
Transversal a todas as culturas, religiões e países, a ideia de dedicar um dia às mães nasceu nos Estados Unidos, embora as primeiras comemorações remontem à Grécia Antiga.
Foi na Grécia Antiga que se realizaram as primeiras comemorações alusivas à figura maternal, cumprindo o seu papel de cultura seminal que serviu de base à civilização ocidental. Os contemporâneos da época prestavam homenagem à deusa Reia, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Já os Romanos, que adquiriram os costumes dos gregos, honravam Cibele, figura equivalente a Reia.
Séculos mais tarde, os católicos transformaram estas celebrações politeístas para distinguir a figura da Virgem Maria, mãe de Jesus e de todos os cristãos. Foi designado o dia 8 de dezembro para a homenagem.
Anna Jarvis como fundadora do Dia da Mãe que conhecemos hoje
A verdadeira ideia do Dia da Mãe partiu de uma feminista norte americana, Anna Jarvis, que lançou um movimento para criar o “Dia Nacional das Mães”.
Movida pelo falecimento da sua mãe, aplicou todos os esforços para marcar a data de comemoração para 12 de maio de 1907, data que seria aprovada sete anos mais tarde pelo presidente Woodrow Wilson, que declarou o Dia da Mãe como feriado nacional nos Estados Unidos no segundo domingo de maio.
O dia da mãe pelo Mundo
A nossa vizinha Espanha, que também já homenageou a figura maternal a 8 de dezembro, comemora agora também no primeiro domingo de maio, tal como Portugal.
Moçambique, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria escolhem também comemorar a data no mesmo dia que Portugal e Espanha.
Tal como nos Estados Unidos, o Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros, celebram o Dia da Mãe no segundo domingo de maio.
Em alguns países como Colômbia, França e a Suécia comemora-se no último domingo de maio.
Na Argentina, Bielorússia e Índia a celebração ocorre em Outubro. Na Noruega em Fevereiro. A Bélgica e a Costa Rica celebram a data a 15 de agosto, que marca a assunção da Virgem Maria, sendo também uma reconhecida festa de devoção dos cristãos ortodoxos.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS