Regeneração urbana, mobilidade e requali cação de bairros sociais são os três planos de ação que integram o PEDUCA. Os investimentos atingem um montante total de cerca de 25 milhões de euros.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA) é uma aposta da Câmara Municipal, ao nível do investimento de qualificação e valorização da cidade e do município, aproveitando a oportunidade de financiamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2020.
O PEDUCA integra três planos desenvolvidos de forma articulada e integrada. O Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU), que consiste na implementação de operações destinadas a melhorar o ambiente urbano, a garantir a coesão social e a reforçar e valorizar as características diferenciadoras de Aveiro; o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) que se baseia na execução de operações que valorizem os modos suaves e promovam a intermodalidade entre modos de transporte. Por fim, o Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) que se traduz na promoção da regeneração física, económica e social, e na melhoria da integração, das comunidades que vivem em bairros sociais em zonas urbanas.
De acordo com o presidente da Câmara de Aveiro Ribau Esteves, o PEDUCA foi considerado “um dos três melhores projetos da região centro”. A Câmara Municipal de Aveiro lidera e executa este processo, tendo parceiros importantes em algumas obras, com destaque para a Universidade de Aveiro, “melhorando a relação entre a cidade e o campus”, assinala o autarca. O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana vai executar as obras de qualificação dos bairros sociais do Griné e do Caião.
O PEDUCA é executado ao mesmo tempo que são disponibilizados instrumentos de apoio à reabilitação urbana no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU), com mecanismos de apoio financeiro aos investimentos de entidades públicas e privadas no edificado da área abrangida.
Os investimentos PEDUCA e os outros projetos de investimento público na sua área de intervenção atingem um montante total de cerca de 25 milhões de euros.
Fonte das Fotos: Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Aveiro
Litoral Magazine – Edição nº56 junho 2017
Facebook
Instagram
YouTube
RSS