A produtora Ukbar Filmes, em comunicado à agência lusa, revela que o projeto denominado “Contado por Mulheres” é um desafio a dez realizadoras de várias gerações. A produtora afirma que todas as artistas a embargo do projeto possuem um forte sentido narrativo e vasta experiência na área, seja na representação ou na publicidade.
Serão rodados dez telefilmes, entre abril e agosto deste ano, em diversas áreas da Região Centro com o apoio da candidatura “ao Fundo do Turismo e do Cinema” e das respetivas Câmaras Municipais, chegando ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2021. “Contado por Mulheres” nasce com o intuito de apresentar personagens inspiradoras e de criar ligações emocionais com o público, tocando em tópicos de época e tópicos atuais vividos hoje pela sociedade moderna. Nesta aposta cinematográfica encontram-se as atrizes Anabela Moreira, Ana Cunha, Cristina Carvalhal, Daniela Ruah e Maria João Luís, já com experiência de realização, também a produtora Sofia Teixeira Gomes e as realizadoras Diana Antunes, Fabiana Tavares, Laura Seixas e Rita Barbosa.
Um projeto conjunto da Ukbar Filmes e da RTP, em coprodução com a polaca Krakow Film Klaster, que destacam que “a reconstituição histórica, com um grande valor de produção, vai ser alvo de uma aposta em câmaras 4K” e contam “com o recurso à nova tecnologia de ‘targeting’, na construção dos efeitos digitais, na criação de cenários inteiramente digitais”.
A produtora acrescenta ainda que “vão ser utilizadas técnicas de produção digital, onde a perspetiva criará ambientes mais ricos e assim com mais possibilidade de serem exploráveis em grandes territórios e/ou em plataformas de ‘streaming’ internacionais” e que a parceria com a Krakow Film Kluster “vai permitir a utilização de técnicas de produção digital, ainda inéditas em Portugal, tal como o acesso a um mercado de 80 milhões de pessoas, aumentando a notoriedade de Portugal neste território e projetando-o como um destino a visitar e a investir”.
Na cidade de Ovar, Cristina Carvalhal irá filmar “Os Armários Vazios”, uma história inspirada na obra de Maria Judite de Carvalho, com adaptação por Marta Pais Lopes. Trata-se de uma obra central da literatura portuguesa da renovação de meados do século XX, num dos temas de preferência da autora: a solidão da mulher na cidade. A uma história sobre a vida moderna, que prende as personagens de Maria Judite de Carvalho ao inferno de viverem sós no meio da multidão.
A rodagem deve ter início dia 15 de junho e a Câmara Municipal de Ovar irá apoiar a produtora, garantindo estadias e refeições à equipa de produção e atores enquanto estiverem na cidade. Na adaptação poderá ver algumas referências promocionais a alguns dos produtos mais emblemáticos da cidade, como o Pão-de-Ló.
Fonte da foto: Fantastic TV
Facebook
Instagram
YouTube
RSS