Chama-se “Mar Maior”, tem 56 minutos e “mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma atividade extremamente dura e perigosa”, lê-se no site da RTP.
Da história à produção, a obra tem um forte cunho da região de Aveiro, sobretudo de Ílhavo e Aveiro. Produzido pela produtora aveirense ONDA VIDA, conta com realização do ilhavense Rui Bela e do historiador, também de Ílhavo, Senos da Fonseca.
Além do destaque à coragem e dedicação dos homens do mar, “ o documentário revela alguns dos segredos da pesca”, que confirmam essa ousadia já que espelham “a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos seus frágeis dóris, nas suas jornadas extremamente perigosas, em busca do cobiçado bacalhau”.
Produzido em exclusivo para a RTP, “Mar Maior” promete transportar “os espetadores para as águas gélidas e impiedosas do Atlântico Norte” ao mesmo tempo que presta tributo à pesca de bacalhau à linha, mas também “ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses”.
Com estreia marcada para as 23h30 de segunda-feira, 9 de setembro, o documentário volta a levar à casa dos portugueses as aventuras da Faina Maior.
Este é um novo projeto abraço pela Rádio e Televisão de Portugal, que, em 2015, já tinha emitido o documentário “Nos Mares da memória: ‘Estórias´ de uma Faina Maior”, também de Rui Bela e Senos da Fonseca, e, em 2020, o filme Terra Nova, mais tarde adaptado a série.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS