O IRIS Lab, Laboratório Inteligent Robotics and Inteligent Systems, da Universidade de Aveiro (UA), em parceria com a IMA, empresa italiana que é líder mundial de maquinaria de empacotamento, parceiros na TIMAIRIS, são uma das cinco equipas selecionadas de um total de 39 para a Fase 2 do European Robotic Challenges (EuRoC).
A parceria em que entra o IRIS Lab do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA), unidade de investigação da UA, foi a melhor colocada na primeira prova e a segunda na prova seguinte desta Fase 2. Para além do futebol robótico e da simulação, o IRIS Lab tem vindo a desenvolver projetos que têm aplicação industrial.
Tarefas, tais como ir buscar caixas dispostas ao acaso num espaço e coloca-las numa mesa, enfiar uma anilha e apertar uma porca em parafusos foram duas tarefas realizadas na primeira de três provas da Fase 2 da competição EuRoC. Na primeira tarefa, a equipa TIMAIRIS ficou em primeiro lugar destacado entre as cinco equipas concorrentes, com 3m04s, tendo a segunda classificada concluído a prova em 4m56s. Na segunda, a diferença ainda foi maior: TIMAIRIS – 6m15s contra 15m01s da segunda classificada. Na segunda prova da Fase 2, a equipa TIMAIRIS demonstrou a montagem de um puzzle através da interação entre humano e robô, e ficou em segundo lugar. Quanto à terceira prova, a TIMAIRIS já a cumpriu, mas só saberá o resultado em maio.
As equipas em competição são, para além da parceria UA/IMA: AutoMAP (IIT/CERN, Itália/Suíça), MTC-LU-UOB-Airbus (UBirm/Airbus, Reino Unido/França), NimbRo Logistics (UBonn/PSA, Alemanha/França) e RSAII (IK4-TEKNIKER/UPV/ULMA, Espanha).
Leia mais em
http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=49237&lg=pt
Facebook
Instagram
YouTube
RSS