A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) lançou uma moeda de coleção de homenagem ao artista, desenhada pelo designer e professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, Francisco Providência.
De modo a celebrar o aniversário de José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido como Zeca Afonso, que a 2 de agosto faria 94 anos, a Administração do INCM convidou o professor Francisco Providência para desenhar uma moeda de coleção para homenagear o cantor, poeta e ativista.
Assim, e de acordo com o designer e professor, o processo de elaboração da moeda demorou, desde o primeiro contacto, passando pela troca de ideias, os diversos esboços até ao resultado final, aproximadamente um ano.
Perante o convite da INCM, Francisco Providência afirma que começou a investigar o acervo fotográfico disponível, tendo selecionado algumas fotos de perfil e adotando uma delas para o desenho vetorial. O professor afirma ter testado outros conceitos “menos figurativos”, mas ter optado pela reprodução do perfil por compreender que esta poderia corresponder mais às expectativas do mercado.
Ao observar as fotografias de perfil de Zeca Afonso existem três motivos muito presentes: o cabelo aos caracóis, os óculos de massa e os microfones. Neste sentido, o designer quis retratar o artista com a guitarra acústica, atribuindo-lhe “um papel nómada, informal e ativista”. Francisco Providência afirma que “ao desenhas as peças retrato de perfil e mão a tocar a guitarra(prescindindo do microfone), percebi pelo desenho, que poderia explorar graficamente os círculos concêntricos, como metáfora de música”.
Por conseguinte, uma das faces da moeda comemorativa de cinco euros apresenta um retrato de perfil do cantor com o seu cabelo aos caracóis e os característicos óculos e a outra face uma mão na guitarra. Francisco Providência refere que o resultado reproduz “ uma textura de círculos concêntricos para caracterizar tanto os caracóis marcantes do cabelo do cantor e poeta, como as ondas de propagação do som a partir da guitarra, ou as ideias na propagação ondulatória, neste caso convocando o ativismo social, poético e político que contribuiu para a consciencialização social dos portugueses e para a revolução política de abril de 1974”.
O designer e professor da UA teve liberdade para criar a moeda, tendo a noção que o design teria que ser posteriormente aprovado pela viúva de Zeca Afonso, que o aceitou.
O convite ao professor Francisco Providência surgiu na sequência do trabalho que já tinha desenvolvido em 2021, quando desenhou uma moeda comemorativa de 2 euros para assinalar a presença de Portugal no Jogos Olímpicos de Tóquio.
Esta é a primeira moeda de uma coleção comemorativa, editada pela INCM, que pretende homenagear músicos portugueses.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS