Um dos momentos altos da noite foi a homenagem a Anselmo Santos, um empreendedor nato que teve um importante papel no setor empresarial da região.
Com um forte aplaudo, Gabriel Santos, filho mais velho de Anselmo Santos, subiu ao palco para receber o prémio entregue por Nuno Carvalho, responsável pela organização do evento e diretor da revista Litoral Magazine.
Gabriel Santos agradeceu à organização pela homenagem póstuma e relembrou o seu pai, conhecido como um homem de grande visão e de espírito curioso e empreendedor. “Ao ver esta bonita homenagem recordo-me com saudade do espírito empreendedor de alguém que sempre praticou o empreendedorismo, sem que me recorde de alguma vez ter falado de empreendedorismo em casa”. O filho mais velho de Anselmo Santos referiu ainda que o seu pai se entusiasmava com os projetos, e que nunca desistia, mesmo quando a maioria o desaconselhava. “E mesmo quando os projetos tinham sucesso, o meu pai pensava sempre em novos, e por esse motivo penso que seja um exemplo de empreendedorismo, como conheço poucos”.
Anselmo Santos nasceu em 1934, no Bom Sucesso, freguesia de Aradas, Aveiro. Ainda muito jovem criou a sua primeira empresa nos anos 60, a SMIDA.
Empreendedor nato, vários foram os projetos empresariais que liderou. Fundou a fábrica Heliflex em Portugal e sete anos mais tarde a fábrica da Teka Portugal, da qual foi o único acionista português e administrador ao longo de vários anos.
Investiu no setor imobiliário em Aveiro e um pouco por todo o país. Para os vários projetos que idealizava reunia um conjunto de investidores, do qual fazia parte, por forma a viabilizá-los e torná-los investimentos de sucesso.
Em 2001 foi condecorado pela Câmara Muncipal de Ílhavo com a medalha de Ouro do Concelho.
Homem discreto, sempre disponível para ajudar quem o procurava. Conhecido pela sua simplicidade e humildade. Um homem que contribuiu para o desenvolvimento socioeconómico da região.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS