O Instituto Nacional de Conservação da Natureza (ICNF) vai transferir para o município de Águeda a competência para executar um projeto vencedor do orçamento participativo nacional: ExplorAPATEIRA, sendo o valor de 200 mil euros ganho transferido para a autarquia.
Segundo informação cedida pelo município de Águeda, foram contactadas as câmaras de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, que mostraram total interesse no projeto para cooperação institucional, tendo-se Águeda disponibilizado para se constituir como entidade executora.
Além de transferir o montante de 200 mil euros, o ICNF procederá às diligências necessárias com vista à constituição de uma equipa de apoio à execução do projeto, que integra um representante de cada câmara municipal com abrangência territorial sobre a Pateira de Fermentelos (Águeda, Aveiro e Oliveira de Bairro), um representante do grupo de cidadãos proponentes do projeto e ainda um representante do ICNF.
A Câmara de Águeda deve assegurar a execução de várias medidas e ações com vista à concretização do projeto: guia de campo da Pateira de Fermentelos, com o objetivo de potenciar a utilização responsável dos espaços, promover a conservação da biodiversidade e abordar os principais aspetos e agentes económicos e sociais com vista ao desenvolvimento de natureza.
Será ainda criada uma app e um website, assim como intervenções e dinâmicas no terreno que visam dar visibilidade ao projeto e garantir a sua sustentabilidade futura.
O município vai ter que apresentar a obra prevista no projeto até 30 de junho deste ano.
Fonte da foto: António Tavares
Facebook
Instagram
YouTube
RSS