As duas cidades têm muito para oferecer. Para além das paisagens encantadoras, dos passeios à beira-mar, da deliciosa gastronomia, há espaço para combinar o lazer com a aprendizagem e conhecer um património rico com anos de história. Veja as nossas sugestões de cinco museus a visitar.
Museu de Aveiro – Santa Joana Princesa
Foi fundado em 1458 e em tempos foi o Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, onde viveu Santa Joana Princesa. O circuito de visita do Museu tem duas parte que se distinguem e complementam: o percurso monumental e a exposição permanente.
No piso térreo do convento podem ver-se o coro baixo, com o túmulo de Santa Joana Princesa; a Igreja de Jesus; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e refeitório.
Saiba mais sobre o Museu aqui.
Horário: Terça a domingo, das 10:00 – 12:30 | 13:30 – 18:00
Fecha à Segunda-feira, no Dia de Natal, Ano Novo, Páscoa e 1 de Maio.
Museu Arte Nova – Museu da Cidade de Aveiro
Está sediado num dos edifícios de Arte Nova mais emblemáticos da cidade. É um núcleo do Museu da Cidade de Aveiro e um centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro. O museu promove visitas guiadas às fachadas arte nova da cidade de Aveiro. Durante a visita é imprescindível a ida à Casa do Chá situada no rés do chão.
O Museu da Cidade acolhe no seu setor temporário exposições de variadas temáticas. De 26 de janeiro a 2 de março de 2019 recebe a exposição “O Surrealismo em Portugal“.
Saiba mais sobre o Museu de Arte Nova aqui.
Rua Barbosa Magalhães n.º 9,10,11 3800 Aveiro | 40º38’30.58’’ N | 8º39’19.89’’ O
Saiba mais sobre o Museu da Cidade de Aveiro aqui.
Rua João Mendonça n.º 9/11 3800 – 200 Aveiro | 40º38’29.93’’ N | 8º39’16.04’’ O
Ecomuseu Marinha da Troncalhada
A marinha da Troncalhada foi reconvertida num Ecomuseu que mostra uma das atividades mais identitárias da região: o método de produção artesanal do sal. A isto alia a paisagem, a fauna e a flora características da zona e perpetua no tempo as vivências e tradições ligadas a esta atividade secular.
A particularidade deste ecomuseu é que está ao ar livre e aberto permanentemente. As visitas podem ser feitas de forma independente, consultando os diversos painéis interpretativos que a marinha dispõe. Há também a possibilidade de o visitante fazer uma visita guiada por um dos técnicos dos serviços educativos do Museu da Cidade (mínimo 6 pessoas).
Saiba mais sobre o ecomuseu aqui.
Canal das Pirâmides 3800 Aveiro | 40º38’42.27’’ N | 8º39’44.01’’ O
Museu Marítimo de Ílhavo
Nasceu a 8 agosto de 1937 e é um dos museus mais visitados – em 2017 fechou o ano com o maior número de visitantes da sua história: mais de 85 mil pessoas.
É único em Portugal e detém a maior coleção do mundo sobre a pesca preservando a história do povo. São mais de seis mil peças incluindo instrumentos de navegação, aparelhos de pesca, obras de arte e objetos de história natural. É um museu marítimo singular, conta com um admirável um Aquário de bacalhaus e com o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro.
A sua beleza arquitetónica também não deixa ninguém indiferente. A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses.
Saiba mais sobre o museu aqui.
Av. Dr. Rocha Madahíl, 3830-193 Ílhavo (Museu Marítimo de Ílhavo)
Jardim Oudinot, 3830-565 Gafanha da Nazaré (Navio-Museu Santo André)
terça a sexta – 10:00-18:00 | sábado e domingo – 14:00-18:00
Museu da Vista Alegre
Foi inaugurado em 1964 e foi recentemente alvo de um profundo processo de ampliação e requalificação. Esta situado no terreno da fábrica de porcelanas e expõe o registro da evolução no fabrico da porcelana portuguesa. Tem patente ao público uma vasta gama de magníficos exemplares da porcelana decorativa e doméstica.
Em 2017, recebeu uma Menção Honrosa de Melhor Museu Português.
Saiba mais sobre o museu aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS