O município está a implementar o programa CED – Capturar-Esterilizar-Devolver, de modo a controlar e reduzir as colónias de gatos silvestres no concelho.
Desde setembro de 2022, altura em que foi implementado o CED, a autarquia bairradina já capturou, esterilizou e devolveu ao local onde foram capturados, 301 gatos machos. Este programa é considerado um “método humano e eficaz de controlo de colónias” e, segundo Susana Martins, Vereadora responsável pela área municipal da Saúde e Bem-Estar Animal, a esterilização dos gatos consiste “num pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação” sendo que posteriormente, estes animais são desparasitados e devolvidos ao seu território de origem, onde “são alimentados e protegidos por um cuidador devidamente identificado”.
A autarquia identificou 66 locais no concelho onde existem colónias de gatos silvestres, bem como pessoas que têm vindo a tratos dos mesmos. “Temos falado com esses cuidadores e eles têm-nos dado uma ajuda imprescindível na captura dos gatos, percebendo que se trata de um método que respeita a dignidade dos animais” acrescentou Susana Martins.
A autarquia, para além de implementar este programa, está também a construir casas-abrigo para gatos, sendo que a primeira foi colocada na freguesia de Oiã. Estas construções são feitas inteiramente por e com recursos do município e existem em vários tamanhos, dependendo do local onde vão ser inseridas e dos animais da colónia dessa zona.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS