
O clube Ilhavense assinala, hoje, os seus 25 anos e o atual presidente, José Cruz, reafirma a missão séria do clube em desenvolver projetos sociais atendendo às necessidades da sua comunidade, que apesar da pandemia tem em marcha um plano comemorativo com início hoje.
O denominado movimento rotário iniciou-se há 116 anos do outro lado do Oceano Atlântico, em Chicago, pela mão de Paul Harris, um advogado que entendeu que um clube, constituído por profissionais de diferentes áreas, podia desenvolver projetos com impacto na comunidade. Premissa que, mais de um século depois, continua viva nos mais 34.000 clubes espalhados pelo mundo, sendo que o clube de Ílhavo não é exceção.
O Rotary Club de Ílhavo é atualmente composto por 30 companheiros, número que de acordo com o presidente do clube “podia ser superior, mas entendo que a entrada num clube como o nosso deve ser digna e ocorrer durante uma cerimónia, mas a COVID-19 veio suspender”. O presidente esclarece também, em relação a novas entradas que as profissões dos membros têm sempre peso, mas que também e talvez mais importante, a conduta dos mesmos como seres humanos, pois o ADN da Rotary é ajudar quem mais necessita.
A presidir num ano atípico, onde é difícil colocar em prática alguns projetos, o presidente explica que mesmo “apesar da COVID-19 há um plano de ações comemorativas dos 25 anos”, sendo que a primeira comemoração começa hoje, com uma pequena reunião virtual com os 30 companheiros e alguns convidados. A colocação de um marco rotário na Costa Nova é outros dos seus planos de comemoração, “será uma pedra em granito com uma peça em inox alusiva ao 25.º aniversário e já está a ser fabricada”, não tendo ainda uma data para a sua inauguração. Também foi criado um “pin” pela data e desenvolvida uma garrafa de vinho tinto exclusiva, que será lançada na sede do clube no próximo dia 10.

Na verdade, “é um aniversário que será assinalado ao longo de vários meses e à velocidade que a pandemia permitir”, disse, acrescentando, que apesar de todas as alterações forçadas pela atual conjuntura, “não tenho dúvidas nenhumas que a comunidade nos reconhece e reconhece o nosso trabalho”.
O Rotary Club de Ílhavo, já ajudou praticamente todas as IPSS locais, desde os Bombeiros de Ílhavo, a Associação de Pais da Gafanha da Encarnação, a Cáritas da Gafanha da Nazaré, o Banco Alimentar, a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, CASCI, CERCIAV e a Obra da Criança, que “palpita” o coração do clube, na qual dedica o seu projeto-âncora, a Rota do Bacalhau.
Fazendo uma retrospetiva dos seus nove meses de mandato, o presidente, José Cruz, afirma ficar de coração cheio ao recordar, tendo em conta a situação atual, as centenas de máscaras e material de proteção individual que fizeram chegar aos lares do concelho e aos bombeiros.
O Rotary Club de Ílhavo continuará a ter um papel ativo na comunidade ilhavense, com o compromisso de ajudar o próximo e difundir a integridade, promovendo valores positivos através de projetos sustentáveis em diversas áreas.
Saiba mais em: Rotary Club de Ílhavo
Fonte da foto: Facebook Rotary Club de Ílhavo e Diário de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS