Oita entrou no léxico dos aveirenses com o Centro Comercial do mesmo nome, um dos mais antigos da cidade e um ponto de diversão na década de 80. A origem do nome surge anos após Aveiro ser oficializada como cidade irmã de Oita no Japão.
Situada na ilha Kyushu, Oita representa um ponto importante de contato entre o Japão e o Ocidente. Outrora, o patrono local Otomano Sorin estabeleceu trocas comerciais com os portugueses e reza a história que até se converteu ao cristianismo. Desse período da história entre Portugal e Oita resta uma réplica de um galeão português numa galeria comercial e um parque memorial aos cristãos locais martirizados após a proibição do cristianismo no período Edo (tempo de guerra).
Uma ligação com Portugal e Aveiro – do hospital com nome de um padre português aos azulejos alusivos a Aveiro
Em Oita, o hospital com o sistema anti-sísmico mais avançado do país apresenta um nome bem português. Batizado de “Luís Almeida”, padre jesuíta que viveu no Japão e fundou em 1557 o primeiro hospital com aspeto ocidental.
Mais de 40 anos de amizade bilateral
Em 1978, Aveiro e Oita oficializaram o acordo de geminação entre as cidades. A relação de cidade-irmãs promove o intercâmbio cultural, desportivo e escolar. O intercâmbio cultural tem sido fundamentado com diversas deslocações de autarcas, artistas e equipas desportivas entre os dois países.
Unidos a 15000Km de distância
A cidade de Oita no Japão à semelhança de Aveiro também se divide por rios e canais.
Imagem de destaque retirada do site Visit Oita
Fontes do artigo:
Facebook
Instagram
YouTube
RSS