“Arrumar a casa antes dos 80 – viagem ao passado em entrevista ao próprio” é uma obra que Victor Gil deixou pronta a publicar antes de falecer, em 2018. O livro encontra-se disponível desde o dia de ontem.
Victor Gil é um nome incontornável da Universidade de Aveiro, filho de uma costureira e de um agricultor, era o melhor aluno na sua escola primária e foi por influência de um professor de liceu seu, na cidade de Coimbra, que ganhou fascínio pela energia nuclear. Mais tarde, viria a ser o primeiro reitor da Universidade de Aveiro.
Nasceu em 1939 em Santana, Figueira da Foz. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Sheffield, na Inglaterra. Regressa à Universidade de Coimbra em 1973 e após a criação formal da Universidade de Aveiro, foi convidado para liderar a Comissão Instaladora, tendo sido o primeiro reitor da mesma, até 1977. Prosseguiu como professor catedrático em Aveiro até regressar à cidade de Coimbra em 1982, aposentando-se em 2002.
“Arrumar a casa antes dos 80 – viagem ao passado em entrevista ao próprio” é, nas palavras da editora Leya, um texto de “uma das maiores referências portuguesas na área das ciências físico-químicas”, contando em coordenação com os filhos do reitor, Ana M. Gil e João M. Gil.
Disponível desde ontem, o volume conta, a história de um homem que foi cientista, professor, divulgador da ciência e um “nome incontornável no programa educativo”. Nas suas próprias palavras “é uma autobiografia íntima, sob a forma de auto-entrevista”, um desnudamento do autor, que revela a história da sua vida onde “ser pioneiro” em várias frentes fez com que o próprio deixasse um impressionante e extenso legado na ciência e na educação.
O livro, publicado três anos depois da morte de Victor Gil, é uma excelente oportunidade para conhecer e compreender a pessoa, o pensador, o cientista, o escritor, o pintor e o “poeta”, resume a editora Leya, afirmando ainda que o mesmo encontra-se “pontuado por anotações ora profundas e filosóficas, ora leves e humorísticas”. “É um testemunho de um pai extremoso que, sem saber, delegou nos filhos a missão de publicar as suas palavras, que decerto ecoarão em muitos dos leitores por tão variadas razões”, afirmação dita na apresentação da obra.
Fonte da Foto: Sana Editora
Facebook
Instagram
YouTube
RSS