Foto: Habitar Portugal
O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2017 com o maior número de visitantes da sua história: 85 427.
Os números revelados pelo MMI fazem com que este continue sendo o museu municipal com mais público em Portugal, estado entre os maiores museus portugueses. Segundo comunicado enviado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Ílhavo, “o crescimento sustentável do público que visita o MMI deve-se a três fatores essenciais: à qualidade e singularidade do MMI, um museu marítimo reconhecido em diversos países; ao facto de dispor de um aquário de bacalhaus e de um navio-museu; à dinâmica da programação e à oferta de atividades orientadas para a cultura do mar”.
No mesmo comunicado é ainda referido que “os excelentes números alcançados em 2017 relacionam-se, também, com a programação especial que assinalou os oitenta anos de vida do Museu, com a reabertura aos domingos e com os efeitos positivos do afluxo de turistas a Ílhavo, à região de Aveiro e ao centro de Portugal”.
A média de visitantes transitou de cinquenta mil, entre 2001 e 2010, para os setenta mil, entre 2011 e 2017. Este caminho traduz um processo de diversificação de públicos, uma identificação forte das comunidades marítimas com o projeto do Museu e um recrutamento cada vez mais alargado de visitantes.
Este mês arranca a nova programação do Museu que começa com as Visitas à Bolina, nos dias 6 e 7 de janeiro, e com o 5.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus (mais informação nas páginas seguintes).
Facebook
Instagram
YouTube
RSS