A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai atribuir um apoio financeiro extraordinário no valor de 71 mil euros a dez Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Os apoios destinam-se a instituições com respostas sociais dirigidas a pessoas idosas, quer na instituição, quer nos seus domicílios. “A situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 deve ser qualificada como caso de força maior, requerendo a aplicação de medidas extraordinárias e de carácter urgente”, salienta a autarquia.
As IPSS com respostas sociais na área da população idosa, população com deficiência e na área do atendimento e acompanhamento social continuam a garantir os cuidados à população, para que lhes sejam assegurados os cuidados básicos. No entanto, atualmente, vivem vários constrangimentos devido à pandemia, tais como a diminuição de recursos humanos (pessoal em casa a acompanhar os filhos ou em isolamento profilático), o acréscimo de despesas com equipamento de proteção individual/desinfetantes ou o risco das colaboradoras que se encontram no ativo poder contrair a doença Covid-19.
“A atual situação exige uma atuação complexa adaptada diariamente. Por um lado, tem que haver a preocupação de proteger as pessoas do vírus e, por outro, tem que se garantir a satisfação das suas necessidades básicas”, refere a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
As instituições a beneficiarem deste apoio extraordinário são a Associação Social para Idosos com Vida; a Associação de Solidariedade Social Sanjoanense; a APPACDM – Associação de Pais e Amigos do cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha; a ASSA – Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; o CEDIARA – Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas; o Centro Social Paroquial de Angeja; o Centro Social Paroquial de Santa Eulália de Valmaior: a Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros; a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; e a PROBRANCA – Associação para o desenvolvimento sociocultural da Branca.
Além do apoio financeiro, é de referir que a autarquia está também a distribuir, gratuitamente, pelas IPSS e outras entidades (GNR e Bombeiros Voluntários) materiais de proteção individual, como máscaras, luvas, batas, termómetros e gel desinfetante. O município comparticipou, ainda, os testes Covid-19, por necessidade urgente da sua realização.
Fonte foto: wikipedia
Facebook
Instagram
YouTube
RSS