Florbela Costa, engenheira aeronáutica, é de Barrô e participou no projeto com o desenvolvimento do helicóptero “Ingenuity”, um dos equipamentos que integra o rover Perseverance, que já se encontra em Marte.
A Missão da NASA a Marte através do robot “Perseverance” (Mars 2020 da NASA) tem mão de uma portuguesa, do concelho de Águeda.
A engenheira aeronáutica, Florbela Costa, é de Barrô e participou no projeto com o desenvolvimento do helicóptero “Ingenuity”, que é um dos equipamentos que integra o rover Perseverance.
A jovem, com 32 anos de idade, trabalha na empresa suíça Maxon Group e é gestora técnica responsável pela preparação dos seis motores do helicóptero “Ingenuity”, um dos equipamentos que acompanha aquele robot.
Florbela formou-se na Universidade da Beira Interior, com dissertação de mestrado em Aeronáutica entre 2006 e 2011, desenvolvida no seio do Núcleo de Investigação em Transportes (NIT).
A engenheira confessou estar “nervosa” pela data histórica em que verá o helicóptero a entrar nesta missão, mas não tem dúvidas de que a missão “irá ajudar a perceber melhor e estudar o ambiente do planeta”.
O “Ingenuity”, será o primeiro helicóptero a descolar da superfície de Marte, começando a sua missão no dia 19 de março.
Fonte da foto: NASA
Facebook
Instagram
YouTube
RSS