Teresa Almeida, atleta portuguesa de Bodyboard.
Aos 22 anos, Teresa Almeida escreveu o seu nome na história do bodyboard português, ao tornar-se campeã mundial da modalidade. A jovem atleta patrocinada pela Ekena Bay, a maior marca portuguesa de biquínis, estará no Miss Sumol Cup, na disputa pelo título
nacional e europeu.
Em 2014 Teresa Almeida alcançou um feito pelo qual Portugal aguardava há 16 anos: conquistou a medalha de ouro, no Chile, no Campeonato do Mundo de Bodyboard, organizado pela Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla inglesa).
Natural do Vimeiro, concelho de Alcobaça, a atleta de 24 anos compete pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, e na bagagem leva muitas ondas, títulos e reputação. No ano passado revalidou o título de vice-campeã europeia de bodyboard, na Madeira, depois de no mesmo ano se ter consagrado vice-campeã nacional de bodyboard, na 6ª etapa do circuito, que se disputou na Nazaré.
De entre as muitas provas em que tem participado desde 2007 – ano em que começou a competir – Teresa Almeida assume um especial carinho pela Miss Sumol Cup, uma prova que junta, na praia da Costa Nova, o Campeonato Nacional de Surf Feminino e o Campeonato da Europa de Bodyboard Feminino, e que este ano decorre entre os dias 17 e 21 de agosto. “O Miss Sumol Cup é o meu campeonato preferido. Um campeonato exclusivamente feminino, onde somos sempre o centro das atenções e muito bem tratadas. É onde conseguimos mostrar o nosso surf, pois entramos no mar sempre com as melhores condições“, justifica.
A bodyboarder portuguesa participa no Miss Sumol Cup desde 2010 e espera este ano poder alcançar um bom resultado, “quero que corra tudo bem. Estou na disputa pelo título nacional e europeu e será um campeonato super importante para definir posições e candidaturas aos títulos”. Um objeto que revela ser apenas possível graças ao apoio que tem recebido dos seus patrocinadores. “Tem sido crucial para me conseguir dedicar completamente ao bodyboard. Sem os meus patrocinadores não seria possível participar no circuito mundial e treinar o mais possível para ele. Estou a conseguir bons resultados e só tenho a agradecer à Ekena Bay, assim como ao Crédito Agrícola, à Zeiss, à Praia do Norte, às Câmaras Municipais da Nazaré e de Alcobaça, à Boogie Chicks, à Janga Wetsuits, por todo o apoio”, reconhece.
O Miss Sumol Cup conta também com o apoio da Ekena Bay, marca portuguesa de biquínis conhecida pela qualidade das suas matérias primas e pelo rigor da confeção. Para Teresa Almeida, pertencer à equipa Ekena Bay “é um grande orgulho! Uma marca portuguesa com imenso sucesso. Dá-me apoio e confiança para poder triunfar com ela”.
Com um surf consistente, fluído e em crescimento ao nível das manobras progressivas, este ano a atleta manifesta a vontade de lutar pelos títulos nacional e europeu, ficar no top 8 mundial e ter a oportunidade de representar novamente a seleção nacional, para lutar pelo título que já conquistou. No futuro, “gostaria de me tornar campeã mundial e continuar a divertir-me a fazer bodyboard durante muitos mais anos”.
Teresa Almeida tinha 13 anos quando pegou pela primeira vez na prancha, influenciada pelo primo, por gostar de adrenalina e de água. E um ritual antes de entrar no mar? “Não tenho nenhum, apenas vestir o meu biquíni Ekena Bay e meu fato de surf”
Facebook
Instagram
YouTube
RSS