O projeto de requalificação enquadra-se no plano de Regeneração Urbana de Albergaria-a-Velha e pretende criar uma nova centralidade na cidade.
O município de Albergaria-a-Velha está a requalificar o antigo Mercado Municipal, localizado no centro da cidade, com o objetivo de melhorar as condições dos feirantes e visitantes, ao mesmo tempo que pretende atrair um público mais jovem, interessado em produtos endógenos e de qualidade.
A criação do novo mercado contempla um investimento de cerca de um milhão e quinhentos mil euros, financiados em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020.
O projeto de requalificação – realizado pelo arquiteto Luís Tavares Pereira do gabinete “[A] ainda arquitetura” – respeita o projeto original do arquiteto Jorge Gigante, datado do princípio da década de 1970. O espaço que irá renascer pretende criar uma nova centralidade com novas valências.
Está previsto a criação de uma praça de alimentação e de um espaço multifunções, com abertura para o exterior, que pode albergar pequenos eventos. A zona das bancas dos atuais feirantes será isolada por paredes de vidro, e o cais de cargas e descargas será alargado.
Todo o recinto estará coberto por uma estrutura metálica, no entanto continuará a existir iluminação natural, através de aberturas na cobertura e de uma extensa parede de vidro virada a sul. O projeto inclui ainda soluções que melhoram a e ciência energética do equipamento, e de diversos pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
António Loureiro, presidente do município de Albergaria-a-Velha, refere que a “Praça” vai ser um equipamento adequado aos mais modernos padrões de qualidade e higiene alimentar e vai originar uma nova centralidade em Albergaria, através das suas funcionalidades e do conforto proporcionado a comerciantes e fregueses. Com o novo espaço pretende-se atrair um público novo e exigente, que valoriza produtos de qualidade, e permitir o desenvolvimento de novas relações de proximidade entre os comerciantes, produtores locais e a população.
A requalificação do Mercado Municipal enquadra-se num Plano mais vasto de Regeneração Urbana de Albergaria-a-Velha (PARU), com um investimento superior a três milhões de euros e que visa intervir no centro da cidade, reabilitando e renovando áreas atualmente degradadas, por forma a criar condições de atração e de fixação de população no centro, bem como atrair e fixar atividades de animação, como comércio e serviços.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS