Aveiro: a Nave Multiusos Caixa UA e o Centro Português de Ressonância Magnética Nuclear. A inauguração decorre a partir das 14:30 horas na nova Nave e conta com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro. O dia termina com o concerto de Rui Veloso, também no mesmo edifício.
A Nave Multiusos Caixa UA, como é designada, situa-se na zona desportiva sul do Campus de Santiago. Desenhada pela equipa do gabinete de arquitetura da UA (GabCampi), com coordenação do arquiteto Joaquim Oliveira, a infraestrutra foi considerada pelo ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, como um “ex-líbris” da cidade.Pensada e construída para diversos usos, destacam-se os eventos desportivos, académicos, culturais e recreativos de grande envergadura, incluindo feitas e exposições. De acordo com a academia aveirense, a solução dá resposta à lacuna que se verificava ao nível de espaços para a organização destas grandes iniciativas. A Nave já foi “testada” quando acolheu as fases finais dos campeonatos nacionais universitários.
Além da Nave Multiusos Caixa UA será também inaugurado o novo edifício do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), localizado ao lado do Complexo de Laboratórios, no campus de Santiago da Universidade de Aveiro. Este novo espaço abriga uma série de equipamentos anteriormente distribuídos entre os laboratórios do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e o polo da UA do REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde (LAQVREQUIMTE).”
A nova estrutura passa a integrar o Centro Português de Ressonância Magnética Nuclear, que envolve uma parceria alargada a várias instituições de ensino superior portuguesas.
O novo laboratório da UA “possuiu valências únicas na Península Ibérica e permite a caracterização de amostras e materiais, sólidos e líquidos”, assinala Artur Silva, vice-reitor para a área da investigação.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS