O Prémio ISPA 2021, que visa distinguir jovens cientistas na área da Psicologia e Ciências do Comportamento, foi entregue à investigadora Natália Fernandes pelo seu desenvolvimento e validação de uma base de imagens pioneira, para o estudo em vários campos científicos, denominada de “Objects-on-Hands Picture Database”.
O repositório de imagens é constituído por 1171 fotografias de 126 objetos de uso diário, divididas em seis categorias, acessórios de mulher, frutas, utensílios de cozinha, objetos de escritório, brinquedos e vegetais.
O recurso a estímulos visuais, como desenhos ou fotografias, é uma prática comum na área da psicologia experimental e cognitiva, nas quais a investigadora trabalha, no polo do William James Center for Research na Universidade de Aveiro.
O potencial do repositório abrange áreas científicas que trabalham com a memória, a atenção, a perceção e o comportamento, “criamos esta base de imagens para usar nas minhas experiências para a tese de doutoramento, mas claro já a pensar na sua potencial utilidade para a comunidade científica. Esperamos sinceramente que tenha impacto”, afirma a investigadora.
A investigadora explica que cada objeto escolhido foi manipulado em diferentes condições, “isto é um aspeto metodológico extremamente importante: num estudo de memória, por exemplo, utilizando esta base de imagens, todos os participantes poderão recordar exatamente a mesma informação, ou seja, o mesmo objeto. O que irá variar será o modo como este é originalmente processado na fase de codificação da informação”, avança a mesma.
O Prémio ISPA tem o intuito de distinguir jovens cientistas, com menos de 35 anos e que tenham obtido o último grau de ensino há menos de 5 anos, cujos os trabalhos de investigação tenham sido realizados numa instituição de I&D nacional e publicados em revistas internacionais nos últimos três anos.
Para além dos percursos profissionais dos candidatos, é valorizada também a originalidade e a fundamentação científica do trabalho, bem como o impacto da contribuição científica para a área disciplinar em que se insere.
Fonte da Foto: Youtube Universidade de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS