A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresentou no final da manhã deste sábado, dia 26 de junho, a sessão de inauguração dos Percursos Dourado e Verde da Grande Rota da Ria de Aveiro, num troço entre os Municípios de Anadia e de Oliveira do Bairro.
Cada percurso da Grande Rota da Ria de Aveiro é o ponto de partida para uma experiência única de valorização do património da oferta turística da Região, onde cada visitante poderá encontrar e deixar-se levar por uma natureza que desperta sentidos.
Um percurso com quase 600 km de extensão total
A Grande Rota da Ria de Aveiro define-se como sendo um percurso de longa rota, com quase 600km de extensão total, que se divide em três percursos independentes e um conjunto de 11 percursos náuticos. Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 Municípios que a integram.
Trata-se de uma iniciativa para conferir visibilidade, notoriedade e reconhecimento externo ao património natural existente na Região, não só para fins de conservação, proteção e desenvolvimento, como também para fins turísticos e de visitação.
Depois de em outubro de 2020 já ter sido inaugurado o Percurso Azul (GR 57), integrou o programa do Congresso Região de Aveiro 2021 a inauguração dos dois restantes percursos já constituídos e devidamente assinalados, promovendo-os junto da comunidade e de agentes turísticos locais.
Uma rota com três percursos que envolvem 11 municípios do distrito
O Percurso Dourado (GR58) é o mais amplo e diverso dos 3 percursos constituintes da Grande Rota da Ria de Aveiro. De perfil linear, ao longo dos seus cerca de 234 km, percorre e explora paisagens e ecossistemas que do mar e da Ria se estendem às serras e ao vale do Vouga. Indicado para o cicloturismo, este percurso atravessa algumas das mais importantes povoações da Região.
O Percurso Verde (GR59) é o que mais se afasta da Ria de Aveiro ao longo do seu traçado de cerca de 194 km, destacando-se pela altimetria mais desafiante e desníveis acumulados mais acentuados. Tal como nos restantes percursos, a intermodalidade é uma das suas principais características, sendo possível percorrer os seus caminhos a pé ou de bicicleta.
Da Ria de Aveiro aos vales do Vouga e do Alfusqueiro, da Bairrada vinhateira ao coração urbano de Aveiro, este é um percurso cheio de surpresas para conhecer.
“Um roteiro imperdível nos circuitos de turismo e visitação de Portugal”
Na sessão de inauguração, Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA, salientou que: “é bom que nós saibamos que neste território da Ria e da Região de Aveiro a relação do homem com a natureza é um sucesso há muitos séculos e esse equilíbrio entre a presença humana e a natureza está aqui muito bem plasmado. A grande ideia da Grande Rota é nós comunicarmos o nosso território e convidarmos as pessoas a percorrerem estes caminhos fantásticos que passam em todos os 11 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Além disso a Grande Rota integra bem a oferta gastronómica e de alojamento, fazendo deste um roteiro absolutamente imperdível nos circuitos de turismo e visitação de Portugal”, disse.
O programa da inauguração incluiu ainda a realização de um percurso entre Sangalhos (Anadia) e o Parque do Carreiro Velho (Oliveira do Bairro), que os participantes fizeram a de bicicleta, simbolizando a natureza intermunicipal e intermodal desta nova proposta turística que agora se afirma na Região de Aveiro.
A Grande Rota da Ria de Aveiro corresponde a um investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Natural da Região de Aveiro e é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER).
Fonte das Fotos: Grande Rota da Ria de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS