O Rádio Faneca regressa nos dias 2, 3 e 4 de junho a Ílhavo. É a quinta edição de um festival que recorda histórias de antigamente e que envolve artistas e a comunidade local.
Ílhavo volta a “transmitir alegria” e a transformar o centro histórico, os becos e as casas em espaços de encontro, amizade, partilha de memórias e manifestações artísticas inéditas.
As noites no Jardim Henriqueta Maia terão a banda sonora de nomes já bem conhecidos da música nacional. Samuel Úria, Memória de Peixe e Valter Lobo são algumas das apostas desta edição. No último dia, o Aquário dos Bacalhaus será palco do concerto do músico português S. Pedro.
Num programa que abarca inúmeras propostas em diver- sas áreas, o cabeça de cartaz continua a ser a comunidade, protagonista de projetos como a Orquestra da Bida Airada, o Casa Aberta, os Jogos no Jardim ou os recuperados Discos Perdidos na Rádio.
Em 2017, a Orquestra da Bida Airada volta a desafiar a comunidade a criar um espetáculo coletivo único, que combina música, dança e a individualidade de cada um. Independentemente da idade, formação ou experiência todos são convidados a cantar, tocar ou dançar.
Um dos projetos que já faz parte da génese deste festival é o Casa Aberta. As casas do centro histórico de Ílhavo abrem as suas portas para receberem amigos e desconhecidos que se rendem aos petiscos, costumes e conversas ilhanenses.
À semelhança de anos anteriores, o festival volta a promover o Mercadinho de Vendas e Trocas. O Mercadinho é um convite para toda a família, no qual as crianças e os jovens, entre os quatro e os quinze anos, podem trazer um objeto, bebida ou doce, para trocarem ou venderem por um valor máximo de um euro.
Todos os anos a rádio desempenha um papel central. A Emissão Rádio Faneca (que pode ser sintonizada em 103.9 FM) estará instalada, como outrora, no Jardim Henriqueta Maia, e ali pedem-se discos, fazem-se entrevistas e recordam-se momentos insólitos. Uma programação exclusiva que complementa o que se passa fora do estúdio improvisado.
No jardim, nas ruas e nas casas ilhanenses transmite-se alegria e ecoam as histórias e as canções de hoje e de sempre. Surgem novos projetos criativos, mais brincadeiras, concertos em sítios inesperados, cinema drive-in e, claro, a rádio. O Festival Rádio Faneca é um tributo aos territórios materiais e imateriais do município de Ílhavo, mas sobretudo à sua gente.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS