Chama-se Casa do Arco e foi premiada com a medalha de prata na categoria “Habitação – Vivendas” Individuais.
Projetada e construída por Maria Fradinho, arquiteta ilhavense e fundadora do atelier de arquitetura Frari – architecture network, a Casa do Arco foi premiada com “prata” na categoria “Habitação – Vivendas” Individuais, dos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores. Esta premiação visa distinguir os melhores projetos da área, tendo em conta a sua inovação, criatividade, conforto, sustentabilidade e modernidade.
Localizada nos arredores da cidade de Ílhavo, o nome da casa tem como origem o local onde está inserida, “à porta” do histórico lugar da Vista Alegre, segundo se pode ler no site Frari.
A residir há dois anos nesta casa, a arquiteta revela ao Diário de Aveiro que durante o processo se apercebeu do potencial do projeto, mas depois de terminada a obra a magia aconteceu. “Vivo-a e sinto-a todos os dias. Não é apenas um bom projeto e o sucesso não está apenas na sua imagem. Vai muito para além disso, porque tem alma, a minha alma. É a melhor obra que até agora concluí e não escondo a felicidade de saber que um dia será da minha filha”, sublinha Maria Fradinho.
Em termos arquitetónicos, de acordo com o portal Espaço de Arquitetura, a Casa do Arco segue a continuidade dos edifícios vizinhos, com a fachada a garantir o alinhamento com a consolidada pré-existência. Contudo, a mesma é estilizada para permitir a permeabilidade de luz e vistas, num jogo simbólico de associação à presença do Arco, que marca a entrada para o lugar da Vista Alegre. O processo de transição do público ao privado, assim como a garantia da privacidade no interior são duas características que não passam despercebidas. A fachada principal, feita de grandes janelas de vidro, garante a relação direta com o exterior.
Em resumo, a arquiteta ilhavense descreve no website do seu atelier que a Casa do Arco é resultado de três premissas: “a teatralidade da fachada urbana, a complexidade de seu uso versus sua inspiração industrial e as limitações do terreno que, juntos, fazem desta casa uma peça complexa e única de arquitetura”.
Fontes da fotos: Frari e Espaço de Arquitetura
Facebook
Instagram
YouTube
RSS