A Igreja foi sujeita a obras num valor de 132.000 euros, cujo principal objetivo era solucionar problemas de infiltrações. Reabrirá na próxima quinta-feira, à noite, com um concerto do Coral Vera Cruz.
A Câmara de Aveiro anunciou que a Igreja das Barrocas voltará a reabrir esta quinta-feira, após ter sido sujeita, desde outubro do ano passado, a obras de recuperação. O momento de reabertura será assinalado com um concerto do Coral Vera Cruz, a ter início pelas 21 horas. Desenvolvidos numa parceria entre a Câmara e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), os trabalhos, que totalizaram 132.000 euros, incluíram a reparação da cobertura, rebocos interiores, madeiras das portas e caixilharias, bem como a introdução de um sistema de ventilação natural.
De acordo com a CMA, tratou-se de uma obra “de profunda reabilitação, principalmente ao nível de patologias”, no âmbito de um protocolo com a DRCC, que realizou o projeto e comparticipou a obra em 25.000 euros. Segundo o autarca, as patologias verificadas no edifício derivavam de infiltrações. No telhado, foram mudadas das caleiras que estavam muito danificadas; e foram também, requalificadas as caixilharias de madeira.
A operação mais complexa desta obra foi, afirma o edil aveirense, a colocação de um pináculo no topo do edifício “que tinha caído há uns anos”. Procedeu-se, ainda, à pintura interior e exterior do edifício, bem como das portas. Fica deste modo, a concluir a qualificação da fachada e o tratamento das talhas douradas e altares, que de acordo com Ribau Esteves será “outra operação, que ficará a caro da DRCC”.
“Este foi um compromisso que assumi com a Paróquia da Vera Cruz e o padre João Alves e está a obra feira, com um excelente empreiteiro, e pronta para ser entregue à paróquia, para que possa continuar com o culto regular”, congratula-se.
A Igreja das Barrocas é um dos monumentos da cidade menos conhecidos do público onde ainda eram visíveis os problemas de uma inundação poucos anos após o seu restauro.
Fonte da Foto: Diário de Leiria
Facebook
Instagram
YouTube
RSS