Fica às portas da cidade, a água renova-se todos os dias e ainda tem a vantagem de incluir uma ida ao spa salínico.
Evite constrangimentos de filas de automóveis, livre-se do stress da procura por um estacionamento e escape a aglomerados de pessoas. Tudo isto faz mais sentido se escolher a Marinha da Noeirinha, em Aveiro, para passar um dia em família ou com amigos.
Situada no grupo de São Roque, a Marinha da Noeirinha fica perto do bairro mais típico de Aveiro – o da Beira Mar. Este espaço está lotado a um número específico de pessoas e há um conjunto de medidas que têm de ser respeitadas, tais como: a desinfeção das mãos nos vários locais indicados, o uso obrigatório de máscara em espaços fechados e a imposição da distância de cinco a seis metros entre os chapéus de colmo. Se quiser levar o seu guarda-sol deverá colocá-lo a cerca de três metros de distância entre os já existentes.
“A Marinha da Noeirinha é fruto da união de outras três marinhas vizinhas que, segundo os registos, davam-se pelo nome de Moeirinha, Balacosinha e Rata. Esta união foi-se dando ao longo dos seus 200 anos de existência”, pode ler-se no website da Marinha. “Pelo menos quatro famílias da nossa cidade foram proprietárias onde foi passando entre gerações ou em processos de venda, acabando por pertencer a uma família e posteriormente foi herdada, em partes iguais, por dois primos”.
Esta é uma praia com um areal enorme cuja água emerge dos canais da ria de Aveiro. É diariamente renovada com as subidas e descidas da maré, ou seja, a água é limpa, natural e não tem correntes.
Aqui, tudo gira à volta do sal. O principal propósito deste projeto é trazer de volta a cultura da produção de sal artesanal de elevada qualidade e mostrá-la às pessoas. E, por conseguinte, falamos do tão apreciado spa salínico no qual pode relaxar sem pressas. As águas e argilas desta zona são ricas em vários nutrientes e minerais benéficos para a circulação sanguínea e hidratação da pele. Um local direcionado para pessoas com acne, alergias, psoríase e problemas de articulações. Segundo Joana Soares, gerente da Marinha, quem por lá passa acaba por fazer “um tratamento 100 por cento natural à sua pele, uma vez que o sal tem poderes cicatrizantes e antisséticos”.
Porém, ainda é possível fazer visitas guiadas às salinas e visitar o observatório para conhecer algumas das espécies de aves existentes em Aveiro.
Se decidir ficar pela Marinha saiba que pode passar uma ou várias noites em barcos-casa 100 por cento sustentáveis, com quartos com casa de banho privativa, uma sala de estar com kitchenette e uma escada com acesso ao terraço com vista panorâmica sobre as marinhas de sal, a cidade de Aveiro, a zona de lazer e com vista para os flamingos. Para duas pessoas, entre junho a setembro, fica a 250 euros e para quatro pessoas a 350 euros.
BILHETE
5 euros | Dia inteiro (inclui ida ao spa salínico)
3.50 euros | Meio dia
HORÁRIOS
9h00-19h00 | Todos os dias
COMO CHEGAR
Todos os caminhos de Aveiro vão dar à Marinha da Noeirinha.
MORADA
Rua do Doutor Bernardino Machado
Aveiro
Fonte da foto: Noeirinha
Facebook
Instagram
YouTube
RSS