Os percursos são circulares e situam-se na zona ribeirinha do Rio Vouga. Conheça os Trilhos das Cegonhas e da Pateira de Frossos.
Após os Trilhos do Linho e dos Três Rios, o Município de Albergaria-a-Velha anuncia dois novos percursos pedestres homologados:
TRILHO DAS CEGONHAS
O Trilho das Cegonhas tem uma distância de 23 quilómetros com início no Parque do Areal, na freguesia de Angeja. O percurso atravessa o centro desta Vila e entra de seguida em pleno Baixo Vouga Lagunar. Aqui, os terrenos são circundados por esteios com água doce e salgada, nos quais dá para observar diversos tipos de flora e fauna, sendo a cegonha a espécie mais predominante.
‘Bocage’ é a paisagem eminente que pode apreciar ao fazer este trilho. Trata-se de um mosaico de campos agrícolas em retalhos delimitados por sebes vivas e por valas de água que têm como função, no inverno, escoar a água em excesso e, no verão, reter a água. Nos campos de caraterísticas minifundiárias pasta o gado bovino autóctone da região e de raça Marinhoa.
O percurso pode ser dividido em duas partes: na primeira parte pode observar o mosaico rural composto pelo ‘Bocage’, arrozais e pastagens onde as cegonhas nidificam; e na segunda parte, é possível observar os sistemas húmidos dos quais fazem parte os sapais, os caniçais e os juncais, onde as diversas espécies de aves se alimentam. Este percurso tem ligação ao percurso de Fermelã integrado na Bioria no município de Estarreja.
TRILHO DA PATEIRA DE FROSSOS
O Trilho da Pateira de Frossos tem uma extensão de 8,15 quilómetros e também início no mesmo local do Trilho das Cegonhas. A Pateira de Frossos é o primeiro lugar a visitar e consiste numa zona palustre de antigos arrozais que constitui um complexo mosaico agrícola com fauna e flora diversificada. O percurso é muito fácil, sem grandes desníveis de altitude.
O caminho segue até ao Parque Boca do Carreiro, em Frossos. Tem a possibilidade de ir a Frossos, antiga sede de Julgado e de concelho, ou seguir por caminhos agrícolas até ao Rio Vouga. O regresso a Angeja e ao Parque do Areal é feito por trilhos e caminhos agrícolas nas margens do rio mencionado.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS