Filme português com coprodução de Avanca é o mais premiado nacionalmente
A longa metragem “Uma Vida Sublime” do realizador Luís Diogo é o filme nacional mais premiado de sempre com 34 prémios. Estreia nas salas de cinema a 24 de janeiro. No Teatro Aveirense é exibido a 29 de janeiro.
Luís Diogo ganhou o prémio de Melhor Realizador nos “Diamond Film Awards”, uma organização da “Fondazione Amedeo Pesce”, entidade que promove o espírito empreendedor em Itália e no mundo, para além de divulgar a figura e obra de Amedeo Pesce, enquanto empresário e humanista. Este prémio é 32ª distinção que o filme recebe no estrangeiro. No total foi premiado na Albânia, Austrália, Espanha, Equador, EUA, Índia, Itália, Rússia, São Tomé e Príncipe e Tailândia, para além de Portugal onde foi distinguido com mais dois prémios. “Uma Vida Sublime”, que entretanto tem estado nomeado para várias outras distinções, participa assim na seleção oficial de 54 festivais espalhados por países dos cinco continentes.
Algumas destas exibições irão permitir o encontro do filme com a música, igualmente premiada, da revelação portuguesa da banda “Moonshiners”. A protagonista do filme, Susie Filipe para além de atriz é igualmente a baterista desta banda aveirense que este ano apresentou o seu primeiro álbum “Prohibition Edition” com “canções para homens sensíveis e mulheres de barba rija”. Influenciados por uma panóplia de sonoridades que vão desde Bob Dylan a Morphine, o grupo foi nomeado melhor banda portuguesa pelos Prémios “Pop Eye”, entregues em novembro passado em Caceres, Espanha.
“Uma Vida Sublime” é uma produção totalmente independente, que reuniu o realizador, a Filmógrafo e o Cine Clube de Avanca, contou com a participação dos municípios de Castelo Branco e Paços de Ferreira, com o contributo do Festival Internacional de Cinema AVANCA e de alguns patrocinadores privados. Muito recentemente juntou-se o ICA (Ministério da Cultura), apoiando a presença deste filme na Rússia, onde estreou no circuito comercial das salas de cinema deste país e da Bielorrússia.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS