• Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • A Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Contactos
Litoral Magazine
  • Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contactos
  • Facebook

  • Instagram

  • YouTube

  • RSS

PUB
PUB
Cultura

Festival dos Canais traz concertos de Dino D’Santiago e Cuca Roseta a Aveiro

Festival dos Canais traz concertos de Dino D’Santiago e Cuca Roseta a Aveiro
Litoral Magazine
8 Julho, 2020

Este ano, o Festival dos Canais vai decorrer entre os dias 16 a 19 e 24 a 26 de julho.

As principais características do evento vão manter-se, é certo! Um Festival de Rua gratuito e que tem como objetivo envolver a população e procurar surpreender o quotidiano dos aveirenses através de música, performance, novo circo, vídeo e instalações, entre outras áreas artísticas, sem descurar as várias estreias programadas.

“O Festival dos Canais é já uma marca muito forte do nosso território e da nossa gente. É fundamental prosseguir este caminho de crescimento do evento, também ele numa lógica de adaptação ao “novo normal”, capaz de viver bem com as novas dinâmicas da cidade e das pessoas em tempos de pandemia, dando sempre primazia à saúde e ao bem-estar de cada um dos nossos concidadãos e visitantes”, sublinha Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em comunicado.

A edição deste ano teve um investimento menor em relação ao ano passado, passando de 500 mil euros para 220 mil. O evento terá recintos delimitados e levantamento de bilhete obrigatório, assim como lugares fixos e devidamente distanciados. A entrada no Festival dos Canais é livre para todos os projetos. Todavia, é necessário levantar o bilhete de acesso. Os bilhetes para o primeiro fim de semana do festival (16 a 19 de julho) podem ser levantados a partir do dia 15 na bilheteira do Teatro Aveirense. Para o segundo fim de semana (24 a 26 de julho) a bilheteira abre no dia 22.
O levantamento de bilhetes é limitado a dois por pessoa.
Serão ainda disponibilizadas máscaras e gel desinfetante para as mãos.

José Pina, diretor do Teatro Aveirense e gestor da equipa organizadora do Festival dos Canais, destaca que, “apesar da pandemia, o festival mantém o seu ADN e continua a ter uma dimensão nacional e internacional, contando com várias estreias, entre as quais várias coproduções, sem esquecer a atenção à criação local e o envolvimento de colaboradores técnicos da região. Continua, por isso, a poder apresentar-se como o melhor evento, multidisciplinar, no espaço público do país”.

ARTISTAS

  • Praça do Marquês | 21h30
    • Dia 18 | Dino D’Santiago
    • Dia 24 | Cuca Roseta
    • Dia 25 | Saxofonista Henk Van Twillert com Hélder Moutinho
  • Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
    • Dia 16 | 22h30 | Cine concerto “Surdina”

Uma tragicomédia do realizador Rodrigo Areias com música de Tó Trips. O argumento é de Valter Hugo Mãe e o elenco conta com Ana Burstoff e António Durães, entre outros.

  • Escadaria do Edifício Fernando Távora
    • 19h30 | Vários concertos no final de cada tarde
  • Claustro da Misericórdia
    • Dias 19, 25 e 26 | 18h30 | Orquestra Filarmonia das Beiras

Três atuações com um repertório que vai da Wolfgang A. Mozart a Franz Schubert, Julio Medaglia e Gonçalo Lourenço, entre outros.

ESTREIAS

  • Coreto do Parque da Cidade
    • Dia 17 (21h30) e 18 e 19 (15 e 18 horas) | Espetáculo “O Outro” de João Paulo Santos
  • Teatro Aveirense
  • Sessões nos dias 24 e 25 (21h30) e dia 26 (16 horas) | “Isto aconteceu de repente – distorção”

Companhia Red Cloud Teatro de Marionetas: texto de Jorge Louraço Figueira, marionetas, uma atriz, cinema de animação e vídeo.

  • Festival dos Canais
    • Dia 16 e 17 (22 horas) e 18 (23 horas) | “A mais longa SINOPSE”

Uma “reflexão sobre a relação entre a arte e a sua justificação, quando achamos que a arte não se justifica”.

PERCURSOS PELA CIDADE

Em 2020 existem vários projetos para desfrutar em movimento. “Wave Shape”, dias 18 e 19 às 21h30, é uma fusão de escultura, som, instalação e dança na qual a água é protagonista e que irá ser desfrutada ao longo do Canal Central. Além da vertente performativa, inclui um conjunto de códigos QR distribuídos para que o público possa, com o seu telemóvel, fazer scan do código e ouvir uma música e/ou história escolhida para cada local.

Também o projeto “Ilhas Suspensas” propõe uma fruição em movimento. Trata-se de um percurso a realizar de barco na Ria de Aveiro por onde se vão desenrolando performances site specific, seja em pequenas ilhas ou barcos que vão cruzando o caminho do público. Apresentações nos dias 18, 19, 25 e 26 ao meio-dia e 18 horas.

Outro percurso a ter em conta é Walkduct, uma caminhada performativa em modo lunar, resultante da colaboração do cientista Bernard Foing com artistas de Aveiro. Esta caminhada lunar vai cruzar-se com a cidade e devolver-lhe uma perspetiva microcósmica dos lugares, com saídas nos dias 18 e 19 às 15 horas e às 18 horas.

O mesmo Bernard Foing será um dos oradores numa conferência em torno do tema da água e sua importância, marcada para o Centro de Congressos de Aveiro, no dia 18 às 17 horas. Os outros oradores são o realizador Rodrigo Areias e o urbanista Daniel Casas Valle.

INSTALAÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO

A edição deste ano do Festival dos Canais terá várias instalações artísticas na cidade. O projeto City Lab irá trazer as obras “Totems”, de Alijia Biala e Iwo Borkowicz (Jardim do Rossio), e “We Are All in the Same Boat”, de Samuel Zealy (Parque da Cidade, no lago).

Na escadaria do Edifício Távora, conte-se com “Beam Reach II”, de Pavla Beranová, numa parceria com o festival aveirense PRISMA – Art Light Tech.

Entre a instalação e a performance está “Água”, uma criação de Circolando, composta por três iglôs e várias micro-histórias construídas em torno do imaginário ligado ao elemento da água e às alterações climáticas no dia 18 às 18h00 e 21h30, dia 19 às 18 horas, dia 25 às 18 horas e 21h30 e dia 26 às 18 horas.

São ainda várias as intervenções de Maria Matina no Festival dos Canais, numa conjugação de instalações, performances, jogos e conteúdos educativos. O seu “Jardim das Brincadeiras” e a instalação “Vida” estarão no Cais da Fonte Nova, podendo-se contar com várias atividades para os mais novos neste local. Ao longo da cidade irão ver-se bandeiras desta criadora com as cores do festival.

CRIADORES LOCAIS

O Festival dos Canais tem sempre um lugar especial para a criação local, pelo que este ano não será exceção. Além de alguns nomes já referidos, conte-se com a LP Dance e o seu espetáculo “Sal”, na Marinha da Noeirinha, assim como apresentações do Dancenter no Claustro da Misericórdia, sem esquecer os habituais desenhos dos Aveiro Sketchers, inspirados nos espetáculos do festival, e uma proposta performativa e formativa de Madina Ziganshina.

A Câmara Municipal de Aveiro informa ainda que vão existir alguns condicionamentos de trânsito por força das atividades nos Canais da Ria, na Praça da República e Praça Marquês de Pombal.

» Corte de trânsito na Rua Belém do Pará (junto à Rua Clube dos Galitos):

– dia 15 de julho, das 21h00 às 23h15;
– dia 16 de julho, das 21h00 às 23h15;
– dia 17 de julho, das 16h30 às 19h30 e das 21h às 23h15;
– dia 18 de julho, das 15h00 às 18h00 e das 20h30 às 00h15;
– dia 19 de julho, das 15h00 às 18h00;
– dia 24 de julho, das 20h30 às 24h00;
– dia 25 de julho, das 20h30 às 24h00.

» Corte do trânsito na Rua Capitão João de Souza Pizarro e Trav. do Governo Civil

– dia 18 de julho, das 20h30 às 00h15;
– dia 24 de julho, das 20h30 às 00h15.
– Inversão do sentido do trânsito na Rua do Capitão João de Souza Pizarro em direção à Travessa das Beatas, para assegurar a saída das viaturas.

Tópicos RelacionadosFestival dos Canais
Cultura
8 Julho, 2020
Litoral Magazine
Tópicos RelacionadosFestival dos Canais
PUB
PUB

Mais em Cultura

74670752 123580255727694 6044747774233149440 o 1

Bienal Internacional de Cerâmica com maior participação de sempre

Litoral Magazine21 Janeiro, 2021
Mais
LM CapitalCultura

O projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura lança “Jornal do Amanhã”

Litoral Magazine18 Janeiro, 2021
Mais
43522958 478132076020565 2152694194949324800 o

O português que viaja pelo mundo fora à procura de cenários de filmes

Litoral Magazine11 Janeiro, 2021
Mais
1

“Bom filho, à casa torna”: Navio-Museu Santo André regressa ao Jardim Oudinot

Litoral Magazine5 Janeiro, 2021
Mais
LM Carlao

Programação de “arraso” para os dois primeiros meses do novo ano no Teatro Aveirense

Litoral Magazine5 Janeiro, 2021
Mais
ma

Filme do Museu de Aveiro protagonizado por jovens com deficiência cognitiva e idosos vence Prémio APOM 2020

Litoral Magazine29 Dezembro, 2020
Mais
4edae73a 950e 4c41 ba5f 21946f491c75

Susana Sargento conquista distinção mundial – Prémio Femina 2020

Litoral Magazine28 Dezembro, 2020
Mais
LM 23MILHAS

23 Milhas inicia o novo ano com programação cheia

Litoral Magazine22 Dezembro, 2020
Mais
LM Premios 1

Feitoria do Cacao arrecada mais seis prémios

Litoral Magazine16 Dezembro, 2020
Mais
Veja Mais
Clique

A Revista

A Litoral Magazine é uma revista trimestral de caráter generalista dirigida a um público que pretende estar informado sobre os mais relevantes acontecimentos da Região Litoral do Baixo-Vouga.

A revista rege-se pelos princípios do jornalismo e tem como missão ser uma referência na comunidade em que está inserida, por mostrar o que de melhor existe e se faz na região, no país e no mundo.

Contacto

Rua Senhora do Álamo, 32, 1º andar
3800-340 Aveiro, Portugal
Tlf. +351 234 285 738

info@litoralmagazine.com

© 2021 Litoral Magazine | webdesign: invisual.pt Política de Privacidade Termos e Condições Newsletter +

Festival Rádio Faneca chega a Ílhavo este fim de semana!
‘Artes no Canal’ regressa a Aveiro e vai ter concerto a bordo de um moliceiro
Comunique Connosco

Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.









    Aceito os termos de política e privacidade*

     
     

    Inscreva-se na nossa Newsletter.

    Litoral Magazine

    Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.

    Nas bancas dia 8 de dezembro.

     

     

    Descarregue aqui

    Pode também ler os artigos online, aqui.