Dia 20 de janeiro, no Teatro Aveirense
Fernando Alvim e Valter Hugo Mãe são os próximos convidados do “Para Que Serve a Felicidade? ”
“Feliz é aquele que ama ainda o que já amava no infantário”, disse Chesterton, pessimista e cândido, como um bom católico em terra de protestantes. O que nos faz felizes? Para que queremos ser felizes? É coisa que nos sirva ou uma quimera que nos alenta?
E onde buscar a felicidade? Que caminho até ela? A revolta ou a resignação? O conceito é humano, mas vai-nos escapando. Queremos tanto, e sabemos tão pouco. Vamos perguntar a quem se ocupa disso, Valter Hugo Mãe, escritor, e Fernando Alvim, radialista, apresentador televisivo, promotor de eventos e o último português feliz.
Valter Hugo Mãe Nasceu em Saurimo, Angola, em 1971. Licenciou-se em Direito e é pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Publicou os romances: o nosso reino (2004); o remorso de baltazar serapião (2006), Prémio José Saramago; o apocalipse dos trabalhadores (2008); a máquina de fazer espanhóis (2010), Grande Prémio Portugal Telecom e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano em 2012, e OFilho de Mil Homens(2011) e “A Desumanização” em 2013.
A sua poesia compreende 11 títulos, e encontra-se reunida no volume contabilidade (2010). Escreve ainda as crónicas Autobiografia Imaginária no Jornal de Letras, Artes e Ideias, e Casa de Papel na revista de domingo do jornal Público.
Fernando Alvim nasceu em Mafamude em 1974. Iniciou a sua actividade de comunicador no Jornal e Rádio da Escola Secundária de Gondomar, passou pela Rádio Prisma, em Rio Tinto e nunca mais parou. Profissionaliza-se como locutor aos 17 anos na Rádio Press e em 1998 é convidado para a Rádio Comercial. Actualmente, trabalha na Antena 3, onde apresenta a Prova Oral.
Na televisão estreou-se na apresentação de Top-Rock (1998), para a TVI de onde sai para apresentar o Curto-Circuito no extinto CNL. Passa depois para a SIC Radical onde colaborou em projectos como Cine-XL, O Perfeito Anormal, O Homem da Conspiração e Boa Noite Alvim.
Publicou em 2008 o livro Alvim – 50 Anos de Carreira, o seu terceiro livro após No Dia em Que Fugimos Tu Não Estavas em Casa e Quatro Homens para Tantas Mulheres de que foi co-autor. Criou a Revista 365, de publicação bimestral e lançou o Festival Termómetro Unplugged, o Festival da Canção Alternativo, e a televisão online Speaky TV.
Actualmente, apresenta o 5 Para a Meia-Noite na RTP1
Após o grande sucesso da iniciativa “Havíamos de Falar Disso”, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o CICECO decidiram avançar para um novo ciclo de conversas intitulado “Para Que Serve?”. Pretende-se tratar alguns temas como se pensássemos neles pela primeira vez. De novo crianças que perguntam e conversam sobre a Música, a Ciência, o Dinheiro, o Trabalho e a Escola, entre outros temas. Mais uma vez a iniciativa decorrerá no Teatro Aveirense.
Contactosfabrica.cienciaviva@ua.pt | 234 427 053
Entrada livre, com levantamento de bilhete no Teatro Aveirense.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS