Junto às margens do rio Vouga há um dilema a resolver: partir à aventura dos desportos de natureza ou deixar fluir o tempo e desfrutar da paisagem verdejante e da tranquilidade que o rio oferece.
Nasce na Serra da Lapa, distrito de Viseu e após um percurso de 148 quilómetros por terras beirãs, vem desaguar perto do Atlântico até se juntar à Ria de Aveiro. O seu curso é dominado por encantadoras paisagens, recursos naturais de cortar a respiração e nas povoações das suas margens há uma tranquilidade de fazer inveja às grandes cidades. O sossego é apenas quebrado pelo seu lado mais radical – um rio navegável, perfeito para mergulhar nos desportos aquáticos. Um programa para fazer sozinho ou entre amigos, que facilmente se combina com qualquer uma das empresas locais que ali operam.
Canoagem e Stand up paddle
Pelas suas águas calmas, o Vouga é o rio ideal para a iniciação da canoagem. De canoa é possível chegar a recantos naturais únicos. Sozinho ou acompanhado, qualquer pessoa pode desfrutar de um passeio aquático no meio da natureza, uma vez que não são exigidas condições físicas ou técnicas especiais. Dependendo das condições meteorológicas, a pratica deste desporto pode ser feita em qualquer altura do ano.
O stand up paddle é uma modalidade desportiva de fácil aprendizagem, ajustada a todas as idades e que consiste na deslocação na água, em cima de uma prancha – de joelhos, deitado ou em pé -, com a ajuda de um remo. Pode ser praticado sozinho, mas torna-se muito mais divertido na companhia de amigos ou familiares.
Para o percurso de canoagem, na variante descida do rio há varias ofertas, dependendo da empresa. Pode optar pelo trajeto de cinco quilómetros, entre o locais Chão do Rio, em Pessegueiro do Vouga e o lugar da Foz, no limite do concelho de Sever do Vouga, ou pelo de dez quilómetros, entre Chão do Rio e Sernada do Vouga, junto à estação de caminho de ferro de Sernada, no concelho de Águeda. Há ainda a opção do percurso de sete quilómetros, entre Pessegueiro do Vouga e Carvoeiro. Este percurso intercala entre passagens em rápidos e águas calmas.
Em zonas de águas paradas, a canoagem ou o stand up paddle podem ser praticados na albufeira da praia fluvial da Quinta do Barco e da barragem do Vouga, em Ribeiradio – Couto de Esteves. Os percursos variam consoante a distância. Pode optar por um trajeto de cerca de dois, três ou 25 quilómetros nas albufeiras de Grela, Ermida ou Ribeiradio, respetivamente.
Canyoning e caminhadas aquáticas
O canyoning consiste em percorrer o leito de um rio e descer os seus desníveis, através de saltos para a água, mergulhos, natação e do recurso a técnicas de manobra com cordas, como o rapel. Os rios estreitos, acidentados e com reduzido caudal, que formam sequências de cascatas, quedas de água, poços e canyons são excelentes para esta prática. O praticante está em constante contacto com a água e é envolvido numa aventura repleta de emoções, que inclui saltos para a água e descidas vertiginosas em rapel. Por vezes, é necessário nadar e mesmo mergulhar. É recomendado aos mais aventureiros, sendo indispensável saber nadar e não ter medo de alturas.
A diferença entre a caminhada aquática e o canyoning é apenas que na segunda é necessário a utilização de manobras com cordas, como rapel ou slide, para a transposição de desníveis. As caminhadas aquáticas são mais indicadas para a iniciação.
O canyoning e as caminhadas aquáticas são praticadas em afluentes do rio Vouga – nomeadamente no rio Mau, Gresso, Lordelo ou Teixeira, – e são realizadas entre maio e outubro, ficando condicionadas em épocas de chuva, principalmente no inverno, por questões de segurança.
Rapel, slide e escalada
Embora não aconteça no rio Vouga, o seu cenário apenas existe por causa dele. Na ponte do Poço de S. Tiago, que faz parte da ecopista de Sever do Vouga e é a antiga linha ferroviária do Vale do Vouga, realizam-se atividades de rapel, slide e escalada, para os mais aventureiros.
Onde se pode fazer?
Turnauga
Praia Fluvial – Quinta do Barco Paradela do Vouga
Sever do Vouga
967 092 027
Desafios – Desporto e Aventura
Lugar da Estação, Ed. VougaPark
Sever do Vouga
934 134 428
Remo
O Rio Novo Príncipe, em Cacia é um dos locais de eleição para a prática do remo. As condições naturais do canal artificial, último troço do Rio Vouga, são perfeitas para os remadores. Qualquer pessoa pode experimentar a modalidade.
Onde se pode fazer?
Coletividade Popular de Cacia
966 256 410
Passeios
A Rota do Rio Novo do Príncipe tem início no posto náutico do Remo do Clube dos Galitos, com rumo ao canal do Rio Novo do Príncipe, onde se assiste ao encontro da Ria de Aveiro e do Rio Vouga. A viagem de regresso é feita através de vários esteiros e termina no ancoradouro dos Galitos. Com uma duração de aproximadamente 120 minutos, são percorridos 12 quilómetros.
A Rota dos três Rios inicia-se no esteiro de Salreu. É uma experiência de grande beleza, onde é possível observar inúmeras espécies de aves ao avistar a paisagem rica da Bioria. A entrada no Rio Vouga é feita em Cacia, percorrendo o canal do Rio Novo do Príncipe.
Onde se pode fazer?
Sterna – Solar Boat Tours & Birdwatching
916 780 198
Relaxar
Nesta praia não há desportos nem nada de radical. É apenas indicada para o merecido descanso. Situada na margem esquerda do rio Vouga, a praia Fluvial Quinta do Barco, na freguesia de Paradela do Vouga, é o local perfeito para relaxar após a aventura. Está classificada como “praia acessível”, com infra-estruturas adequadas a pessoas com mobilidade reduzida. Tem um parque infantil, mesas para piqueniques, balneários e amplas estruturas de areia
Fonte da Foto: Edição nº61 Agosto 2018
Facebook
Instagram
YouTube
RSS