A iniciativa ”Juntos Somos Fortes” partiu de um mecenas que em articulação com a Câmara Municipal de Espinho e no âmbito da responsabilidade social, ofereceu à paróquia de Espinho um apoio de cerca de 20 mil euros que serão aplicados no fornecimento de 90 refeições diárias confecionadas por 35 restaurantes de Espinho.
A ação solidária, que arrancou no dia 1 de março e se prolonga até à Páscoa, dia 4 de abril, tinha a condição por parte do empresário, que optou pelo anonimato, de envolver os restaurantes locais, também afetados pela pandemia.
Bruna Lopes, proprietária de um dos restaurantes aderentes explicou, em entrevista à Sic Notícias, que “o principal objetivo é ajudar e estar presente nesta iniciativa quando as outras pessoas precisam de nós”, salientando que “é uma atitude muito altruísta de alguém que nao conhecemos, acabando por ajudar a restauração do nosso concelho”.
Dos restaurantes, os tachos seguem para o salão paroquial, e os funcionários da autarquia encarregam-se do transporte e fazem chegar a comida aos voluntários, que distribuem as refeições às famílias e pessoas carenciadas, já previamente selecionadas pela autarquia e paróquia.
“É um momento saudável e numa altura de confinamento, a preparação e embalamento das refeições acaba por ser um escape para todos nós de não estarmos tão isolados” salienta voluntária da iniciativa “Juntos Somos Fortes”.“É gratificante por ambas as partes: pelos colegas com quem trabalhamos e por estarmos a fazer uma ação de solidariedade voluntária”, rematou.
Para além de constituir um significativo apoio ao sector da restauração local, a inciativa permite aliviar a cantina social e os voluntários da Paróquia de Espinho.
Todos os 35 restaurantes em funcionamento foram convidados a aderir à iniciativa. O pagamento das refeições é feito pela paróquia com a verba recebida do empresário anónimo.
O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira considera esta iniciativa um exemplo a seguir por outras entidades empresariais com sentido solidário e com responsabilidade social “Os difíceis tempos que o país atravessa com forte impacto na sobrevivência das pessoas e das famílias exigem o contributo e a solidariedade de todos, porque de facto “Juntos Somos Fortes”.
O edil reconhece ainda o esforço e a resiliência dos empresários da restauração, fortemente penalizados com a pandemia e enaltece a competência e a atenção permanente que os voluntários e o pároco de Espinho, Padre Artur Pinto, têm dado às pessoas mais vulneráveis e carentes de meios de sobrevivência.
Fonte da foto: Notícias ao Minuto
Facebook
Instagram
YouTube
RSS